O líder do Tour de France, Tadej Pogacar venceu chegada ao alto na Col du Portet! Jonas Vingegaard que usa a camisa branca de melhor jovem ficou em segundo e o equatoriano Richard Carapaz completou o pódio.
Com o resultado, Pogacar é mais líder que nunca a quatro etapas do fim do Tour de France 2021.
Tour de France 2021 – Etapa 17 – Muret a Saint-Lary-Soulan – 178.4km
Uma das mais esperadas etapas do Tour de France 2021, com largada de Muret e passagem por três subidas clássicas do Tour de France. A Col de Peyersourde e a Col do Val Louron-Azet ambas de primeira categoria e a chegada no topo da Col du Portet a 2.215m de altitude.
Assim que largaram, os ciclistas passaram ao ataque e a fuga se estabelecendo com seis ciclistas:
- Lukas Postlberger
- Anthony Perez
- Dorian Godon
- Anthony Turgis
- Danny Van Poppel
- Maxime Chevalier
Com 216 pontos de montanha distribuídos na etapa a liderança de Wout Poels seria uma das mais ameaçadas. Van Poppel venceu a meta de sprint em Bagnères de Luchon. Dai em diante seria muita subida! Turgis venceu a meta do Peyresourde com Perez em segundo. Na segunda subida, Perez venceu com Godon e Turgis na sequência, porém Wout Poels já marcou 4 pontos.
Col du Portet, a pancadaria!
Restava a subida do Col du Portet, um colosso de 16km a 8.7% de inclinação. Dorian Godon foi o último escapado a ser neutralizado pelo pelote e a pancadaria começou.
Na escalada final o ataque veio justamente pelo camisa amarela, Tadej Pogacar. Com ele escalaram Jonas Vingegaard e Richard Carapaz. Atrás um segundo grupo com Rigoberto Uran, Sergio Higuita e Ben O’Connor seguia. No quilômetro final novo ataque de Pogacar que quase deixou Vingegaard para trás, mas o dinamarquês ainda conseguiu se agarrar ao esloveno. No final Pogacar deu um último ataque para vencer com autoridade no Tour de France.