Rota do Tour de France 2023 é revelada

Largando de Bilbao, principal cidade do País Basco e chegando tradicionalmente em Paris, o Tour de France 2023 percorrerá 3404km pela França e País Basco.

Durante a apresentação, foram mostrados os melhores momentos das provas de 2022 com destaque aos principais nomes da disputa, Annemiek van Vleuten, Marianne Vos, Jonas Vingegaard e Wout van Aert.

Apresentação do Tour de France 2023

Em apresentação ao vivo em Paris, Marion Rousse e Christian Prudhomme trouxeram a público as novidades para o Tour de France tanto na 110ª edição masculina como na 2ª edição feminina. O percurso do Tour de France feminino começa em Clermont Ferrand e chega em Pau com oito etapas. Já a disputa masculina, tradicionalmente com 21 etapas teve seu percurso revelada.

 

Mapa do Tour de France 2023
Mapa do Tour de France 2023 | Arte A.S.O.

Ao todo a rota do Tour de France passa por cinco maciços montanhosos, os Pirineus, o Macife Central, Jura, os Alpes e Vosges com quatro chegadas ao alto. Serão oito etapas de montanha, oito planas, quatro de meia montanha e apenas um contrarrelógio individual.

Tour de France 2023

Para a 110ª edição da prova mais importante do ciclismo mundial, a grande largada já estava definida em Bilbao, principal cidade do País Basco. Desde 1992 o Tour não começava na Espanha. As três primeiras etapas começam no País Basco e logo entra na França pelos Pirineus.

Com apenas duas etapas ultrapassando a marca de 200km, o Tour de France 2023 terá oito etapas de montanha, oito com previsão de chegada em massa (sprint), quatro etapas de transição de média montanha e apenas 22km de contrarrelógio individual.

Rota do Tour de France 2023 | Arte Pelote Ciclismo
Rota do Tour de France 2023 | Arte Pelote Ciclismo

A primeira etapa do Tour  passará pela costa do Golfo de Biscaia e terá a Côte de Pike com 2km a 10% próximo a chegada. Na segunda etapa. Talvez a mais interessante etapa no País Basco será a segunda com uma passagem pela subida de Jaizkebel, destaque da Clássica San Sebástian. O Tour entra pela França na terceira etapa, predominante plana.

Em Nogaro o Tour comemora 70 anos da criação da camisa verde e a partir de Pau o Tour entra pelos Pirineus Atlânticos passando no Col de Soudet e chegando em Laruns. A etapa seis sobe o Col d’Aspin e o Tourmalet antes de chegar em Cauterets-Cambasque mostrando uma primeira semana muito séria que se encerrará na subida do Puy de Dôme, ausente 35 anos do Tour de France.

A Maldição da Camisa Amarela

O ano era 1964, Jacques Anquetil era o tricampeão do Tour e considerado uma estrela enquanto Raymond Poulidor, um caipira que tinha um talento natural e ganhou o coração da torcida francesa. Na última etapa de disputa pela camisa amarela a chegada era no Puy de Dôme, local próximo a cidade natal de Poulidor e que será palco da largada da etapa nove em 2023.

Anquetil tinha 56 segundos de vantagem na classificação geral, era o duelo entre o talento natural e força do jovem Poulidor contra a experiência e estratégia de Anquetil. Poulidor tentou três vezes largar Anquetil até que na quarta tentativa, Anquetil sobrou. Poulidor venceu e Anquetil chegou quase desmaiando e apenas perguntou: – Quanto?

A resposta veio: Você manteve quatorze segundos, o campeão então pode comemorar: – É mais do que eu precisava.

Na etapa seguinte em um contrarrelógio chegando no velódromo do Parcs de Prince em Paris, Anquetil foi mais rápido que Poulidor e conquistou o Tour de France por 55 segundos, a menor margem de vitória até então.

Raymond Poulidor e Jacques Anquetil
Raymond Poulidor e Jacques Anquetil

Poulidor nunca vestiu em competição a camisa amarela, nunca esteve tão próximo e essa foi uma das mais épicas batalhas em mais de um século de Tour de France.

Um Tour de France para escaladores

Com trinta subidas de segunda, primeira ou fora de categoria e um contrarrelógio de apenas 22km o Tour de France 2023 será para escaladores.

A segunda semana do Tour terá o Grand Colombier com uma chegada ao alto em 1501m de altitude. Na etapa 14 o Tour chega nas portas do céu em Morzine passando por duas subidas acima dos 1600m de altitude. A segunda semana termina em uma etapa de chegada ao alto em Saint-Gervais-Mont-Blanc.

Subida do Puy de Dôme | Arte A.S.O.
Subida do Puy de Dôme | Arte A.S.O.

O único contrarrelógio do Tour com 22km abre a última semana com direito a subida de 2,5km a 9% o que pode fazer com que ciclistas troquem a bicicleta de contrarrelógio por uma de escalada. No dia seguinte uma etapa descomunal passando pelo Cormet de Roselend e atingindo os 2304m de altitude na Col de Lozé. A última etapa com subidas no Tour passa pelo Ballon d’Alsace, pelo Petit Ballon para chegar no Le Markstein onde já saberemos o campeão da edição.

Tradicionalmente o Tour de France termina na Champs Élysées e larga do Velódromo de Saint-Quentin nos arredores de Paris e que sediará as provas de pista nos Jogos Olímpicos de 2024. E por falar em 2024, há expectativa de que o Tour de France em 2024 não chegue em Paris devido a proximidade dos Jogos Olímpicos e a dificuldade de prever a segurança para os dois eventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

O ciclismo pode ocupar uma auto-estrada! A CCR e Bike Series mostraram isso

O Desafio CCR Bike Series Pedalando contra a fome ocupou a Rodovia dos Bandeirantes no último domingo em festa com vitória de Gisele Gasparotto e Francisco Chamorro. A rodovia dos Bandeirantes teve sua pista Norte aberta as bicicletas por 10h entre a madrugada e o meio dia do último domingo. […]

Receba as novidades em seu e-mail