Vini Zabu desiste do Giro d’Italia 2021 e Androni Giocattoli recebe vaga!

Luiz Papillon

Na esteira do escândalo de doping envolvendo a equipe Vini Zabu KTM, a equipe suspendeu suas atividades e com isso abriu espaço para a organização do Giro d’Italia convidar a Androni Giocattoli.

Androni Giocattoli Sidermec é convidada para o Giro d’Italia 2021

Equipe Androni Giocattoli na apresentação para o Giro d'Italia 2019
Equipe Androni Giocattoli na apresentação para o Giro d’Italia 2019 | Foto Divulgação RCS

Sob intensa pressão, a equipe Vini Zabu decidiu colocar-se em suspensão por conta própria. Com finalidade de evitar uma pena mais dura por parte da UCI e atenuar as investigações em andamento pela polícia italiana, a equipe com sede em Pistoia. Com a auto-suspensão incidindo justamente sob a participação da equipe no Giro d’Italia 2021, a organização da prova escolheu outra equipe para a vaga: Androni Giocattoli Sidermec.

A equipe Androni Giocattoli Sidermec é uma das mais tradicionais equipes Profissionais Continentais da Europa, comandada por Gianni Savio revelou nomes como Egan Bernal (vencedor do Tour de France 2019), Fausto Masnada (atualmente na Deceuninck), Ivan Sosa (Ineos) entre outros.

O Giro d’Italia 2021 acontece de 08 a 30 de maio e terá transmissão para o Brasil pela Rai Internacional e pela ESPN.

 

Vini Zabu sob investigação

Após o positivo para EPO de Matteo De Bonis, foi desencadeada uma operação pela polícia italiana em combate ao uso de substâncias ilícitas pela equipe Vini Zabu.  Além do âmbito criminal, há uma questão esportiva envolvida, esse foi o segundo positivo em 12 meses na equipe. No Brasil já houve caso semelhante, com a então equipe Profissional Continental Funvic sendo suspensa após positivos por doping na Volta a Portugal de 2016.

Positivo para EPO desencadeia operação antidoping na Italia

 

Telhado de Vidro na Androni

Apesar da simpatia que o mundo do ciclismo nutre por Gianni Savio, é preciso lembrar que a equipe italiana é uma das recordistas no quesito doping. Um dos ciclistas que foram pegos no doping pela Vini Zabu era inclusive ex-corredor da equipe, Matteo Spreafico. A própria Androni Giocattoli foi suspensa por 15 dias em 2015 pelo mesmo motivo, dois atletas suspensos no período de 12 meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Sram inova na linha Rival eTap AXS

A fabricante norte-americana com sede em Chicago lançou a nova linha Sram Rival eTap AXS. Com a lógica de trocas eTap, simples e intuitiva e um conceito inovador na relação de marchas para bicicletas de estrada, gravel ou ciclocross, aquece ainda mais o mercado de componentes para bicicletas. Sram Rival […]

Receba as novidades em seu e-mail