Uma obra de arte! Assim se define o que o pequenino britânico Tom Pidcock fez na Copa do Mundo de MTB XCO. Da largada ao final, não teve para ninguém e Pidcock venceu com um minuto de vantagem para Mathieu van der Poel que foi o segundo colocado. Mathias Flueckiger o primeiro “mountain biker” completou quinze segundos depois do holandês.
Copa do Mundo MTB XCO – Etapa Nové Mesto na Morave – Rep. Checa
O circuito de Nové Mesto é um dos mais tradicionais do cross country olímpico, o XCO. Com algumas alterações para 2021, o circuito ficou mais rápido e intenso.
A chuva que caiu durante a semana deixou o circuito ainda mais difícil, os trechos de subida com raízes onde normalmente os ciclistas conseguem subir pedalando ficaram escorregadios demais. Praticamente apenas Tom Picock e Mathieu van der Poel conseguiam passar pedalando nesse trecho. E ai foi construída a diferença.
E que diferença! Volta a volta, Tom Pidcock e Mathieu van der Poel abriram vantagem para os demais, até que Van der Poel cometeu um deslize e Pidcock abriu vantagem. Na metade da prova Pidcock já levava mais de um minuto de vantagem sobre Van der Poel, que por sua vez duelava com o suíço Mathia Flueckiger pela segunda colocação.
Ao final, Pidcock da equipe Ineos Grenadiers venceu com a maior margem da história da Copa do Mundo MTB XCO, justamente sobre o holandês Mathieu Van der Poel da equipe Alpecin Fenix. Em terceiro chegou Mathia Flueckiger pela equipe Thomus RN.
Brasileiros, Avancini foi o melhor em 23º
Entre os brasileiros o dia foi difícil, Henrique Avancini sofreu para ficar nos primeiros grupos e completou a prova na 23ª posição. Luiz Henrique Cocuzzi foi o 56º, enquanto Guilherme Muller o 75º e Ulan Galinski o 96º
Você pode rever a disputa na Redbull TV clicando aqui.