O checo Jan Hirt da equipe Intermarché venceu a etapa rainha do Giro em Áprica. O equatoriano Richard Carapaz segue líder pela Ineos com vantagem de apenas três segundos sobre o australiano Jay Hindley.
Giro d’Italia 2022 – Etapa 16 – Salò a Áprica – 202km
A terceira semana do Giro d’Italia 2022 começou com a “Etapa Rainha” tida como mais dura e difícil desta edição. Com mais de 5000m de altimetria acumulada em três subidas a etapa partiu de Salò.
As margens do lago Guarda, Salò foi sede não oficial do governo de ocupação alemã na Itália, no pior período da 2ª Guerra. Anos depois um filme de horror provocativo virou cult, uma adaptação do livro de Marquês de Sade: Salò ou os 120 dias de Sodomia. O diretor do filme, Pier Paolo Pasolini não viveu para ver o sucesso de seu filme, morreu 3 semanas após concluir a película assassinado por um garoto de programa. A família por anos defendeu que fora um crime encomendado. A chegada foi em Aprica, palco da segunda e primeira grande vitória no Giro de Marco Pantani em 1994.
No Mortirolo (segunda subida do dia) há uma escultura homenageando Pantani onde logo mais devemos ver o pelote passar. São 12,60km com inclinação média de 7.6% e trechos de até 16% com quase 1000m de subida.
Subida ao Mortirolo Giro d’Italia
- Wout Poels – Bahrain Victorious
- Lennard Kamna – Bora Hansgrohe
- Koen Bouwman – Jumbo Visma
- Alejandro Valverde – Movistar
- Thymen Aresman e Chris Hamilton – DSM
Os remanescentes da fuga ficaram espalhados e o pelote seguia cinco minutos atrás. Kown Bouwman conquistou os pontoes de montanha no Mortirolo, mantendo a camisa azul de rei da montanha. Na descida do Mortirolo, o grupo líder ganhou a presença de Hugh Carthy (EF) e Jan Hirt (Intermarché). Atrás no pelote Nibali atacou e foi perseguido durante a descida. O italiano Domenico Pozzovivo errou em uma curva e acabou caindo sem gravidade, Pozzovivo retornou a prova e passou a perseguir o grupo dos favoritos com cerca de 40 segundos de atraso.
Santa Cristina para Áprica
A próxima meta seria em Teglio e o ritmo dos líderes fez Bouwman sobrar. Atrás o pelote vinha ganhando tempo em relação a fuga. O Santa Cristina seria o último desafio do dia, um colosso com 12.7km de extensão e 8.1 de inclinação duríssimo. Durante a subida, Lennard Kamna se isolou na liderança com Arensman um pouco atrás. Já entre os favoritos Carapaz ainda tinha Richie Porte e Pavel Sivakov na máquina de escalada da Ineos contra o trio da Bahrain liderado por Mikel Landa com Pello Bilbao e Wout Poels.
Na passagem pelo topo do Santa Cristina, Jan Hirt (Intermarché) acelerou e conseguiu uma pequena vantagem. Na descida, Hirt abriu para não ser mais alcançado. Atrás Thymen Arensman completou em segundo pela DSM enquanto Jai Hindley da Bora terminou em terceiro e com o bônus reduziu a vantagem de Carapaz na liderança do Giro para três segundos.
Líderes do Giro 2022:
- Classificação Geral: Richard Carapaz – Ineos Grenadiers
- Líder por pontos: Arnaud Démare – Groupama FDJ
- Rei da Montanha: Koen Bouwman – Jumbo Visma
- Melhor Jovem: João Almeida – UAE Team Emirates
- Melhor Equipe: Bora Hansgrohe