Como assistir ao Giro d’Italia no Brasil

Luiz Papillon

Finalizados os primeiros três dias de prova no Giro d’Itália, a principal pergunta que recebemos nas redes sociais é: Onde assistir o Giro d’Italia no Brasil? Alguns fãs do esporte mais exaltados dispararam críticas a antiga detentora dos direitos de transmissão e para equipe de narração e comentarista.

Por quê a ESPN não está transmitindo o Giro d’Italia?

Durante mais de uma década a transmissão do ciclismo profissional esteve concentrada na ESPN (empresa do Grupo Disney), enquanto as disputas de campeonatos mundiais e jogos olímpicos na SporTV (canal do grupo Globo). O que mudou para 2022 foi a aquisição com exclusividade pelo grupo Discovery dos direitos exclusivos de transmissão de boa parte das provas realizadas pela RCS, entre elas:

  • Strade Bianche
  • Tirreno Adriatico
  • Milão San Remo
  • Giro de Lombardia
  • Giro da Sicília
  • Gran Piemonte
  • Giro d’Italia

Como resultado a Discovery adotou duas plataformas de transmissão, via streaming com o aplicativo GCN+ e para o Brasil foi lançado no último mês o canal DSports. A assinatura da GCN+ custa aproximadamente R$170 por ano e disponibiliza quase todas as provas de ciclismo da temporada, a exceção são justamente as provas que são transmitidas pela ESPN ou pelo SporTV. Além dos canais que fazem a retransmissão, no caso do Giro e do Tour de France as geradoras de imagem também transmitem a prova, são os canais estatais italiano e francês, respectivamente Rai Internacional e TV5 Monde.

Logo da Global Cycling Network | Arte Divulgação
Logo da Global Cycling Network | Arte Divulgação

GCN+ e DSports transmitem o Giro d’Italia para o Brasil

Com o recente lançamento do DSports, o canal terá direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol Série C, da PFL (disputa de MMA que é rival da UFC e do Bellator) e do Giro d’Italia.

Logo da Directv Go | Arte Divulgação
Logo da Directv Go | Arte Divulgação

Atualmente o DSports está disponível na plataforma de streaming DirecTV GO e faz parte do pacote básico que custa R$ 79,90 mensais. A primeira operadora a disponibilizar o canal DSports aos assinantes de TV por assinatura é a Sky.

Lista de canais da DirecTV GO | Impressão de Tela
Lista de canais da DirecTV GO | Impressão de Tela

Transmissão em Português somente no DSports

Dentre todas opções de transmissão do Giro para o Brasil, a única com narração e comentários em português é a do DSports. O narrador Sidney White (conhecido nas provas de ciclismo como Bacana) faz a narração e os comentários são a cargo de Leandro Bittar.

Sidney White narra o Giro d'Italia para o Brasil | Foto @Twitter
Sidney White narra o Giro d’Italia para o Brasil | Foto @Twitter

Geração e Retransmissão de imagem no ciclismo

O maior custo das provas internacionais de ciclismo é justamente gerar uma quantidade imensa de imagens em ambientes de difícil acesso. Por conta disso são necessárias equipes especializadas que incluem dois helicópteros durante toda a prova, equipe de motos com cinegrafista, além das câmeras posicionadas em pontos estratégicos da prova.

Assim na maioria dos casos a geração de imagem é a cargo de emissoras locais estatais sob a chancela da equipe da UCI, usualmente treinada pelo EuroSport que faz parte da transmissão. Assim RAI, TV5 e RTE são as tradicionais geradoras de imagem para as grandes voltas. Como geradoras elas tem o direito mundial de retransmissão em seus canais, porém sempre com a narração original, no caso da RAI em italiano, da TV5 em francês e da RTE em espanhol.

Me arruma um link para ver o Giro 2022?

Essa pergunta é recorrente nas redes sociais, apesar de entendermos que a informação é melhor distribuída se for acessada gratuitamente, há direitos envolvidos e o incentivo a pirataria é crime, por isso o pelote ciclismo evita divulgar links de transmissão “alternativa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Em escalada ao Vulcão Etna o Giro tem vitória para o alemão Lennard Kamna!

Em dia de vitória da fuga no Giro d’Italia na escalada do Monte Etna a vitória ficou para o alemão Lennard Kamna da Bora Hansgrohe. Kamna estava na fuga do dia e venceu após perseguir o espanhol Juan Pedro López da Trek que ficou em segundo lugar, o jovem espanhol […]

Receba as novidades em seu e-mail