A perspectiva era de chegada em massa, mas foi a fuga que venceu em Treviso no Giro d’Italia. O belga Dries De Bondt de 30 anos da equipe Alpecin Fenix foi o melhor entre os escapados para vencer pela primeira vez uma prova WorldTour. O italiano Edoardo Affini da Jumbo Visma foi o segundo e o também italiano Davide Gabburo o terceiro pela Bardiani.
Giro d’Italia 2022 – Etapa 18 – Borgo Valsugana a Treviso – 156km
A etapa 18 Giro d’Itália 2022 partiu de Borgo Valsugana para Treviso como a última oportunidade para os velocistas o que tornava Arnaud Démare o favorito do dia. Antes da largada o anúncio do abandono de João Almeida, o português quarto colocado na classificação geral e melhor jovem até 25 anos do Giro foi diagnosticado com Covid-19 e forçado a deixar a disputa.
Na etapa a fuga do dia contou com Davide Gabburo (Bardiani), Edoardo Affini (Jumbo Visma) , Dries De Bondt (Alpecin Fenix) e Magnus Cort (EF Easypost). O quarteto conseguiu sobreviver a perseguição do pelote e entraram no quilômetro final com 15 segundos de vantagem para a perseguição. No sprint, o belga Dries De Bondt conquistou sua primeira vitória WorldTour batendo com inteligência e força Edoardo Affini e Davide Gabburo. Atrás no pelote, Alberto Dainese venceu a disputa pelo quinto lugar.
O Giro agora segue para duas etapas de alta montanha, finalizando amanhà no Santuario di Castelmonte e sábado no Passo Fedaia, Richard Carapaz lidera com apenas três segundos de vantagem sobre Jay Hindley. O Giro d’Italia 2022 se encerra domingo em Verona com um contrarrelógio individual de 17.4km.
Líderes do Giro 2022:
- Classificação Geral: Richard Carapaz – Ineos Grenadiers
- Líder por pontos: Arnaud Démare – Groupama FDJ
- Rei da Montanha: Koen Bouwman – Jumbo Visma
- Melhor Jovem: Juan Pedro López – Trek Segafredo
- Melhor Equipe: Bora Hansgrohe