Pippo Garnero suspenso pelo uso de EPO

Luiz Papillon

Figura ativa nas redes sociais e circuito de granfondos, o empresário Antonio Garnero, campeão brasileiro de ciclismo em 2014 está suspenso pelo uso de eritropetina o “EPO”.

Pippo Garnero L'Étape Brasil 2021 | Foto: On board Sports
Pippo Garnero L’Étape Brasil 2021 | Foto: On board Sports

Recentemente houve rumor da perda de um controle antidoping no Granfondo do Mont Ventoux. Após isso Pippo ainda participou do campeonato brasileiro de ciclismo. Em 2021 Pippo disputou o brasileiro pela equipe Memorial Santos além de ter vencido o Letape Brasil.

Por meio da rede social esportiva o Strava Pippo comunicou a suspensão e assumiu o doping:

 

Amigos,

Fui notificado pela AFLD dando conta de minha suspensão provisória de toda atividade competitiva em razão de resultado analítico adverso para eritropoetina (EPO), medicamento usado parar tratar, dentre outras condições, a anemia.

Embora a conduta seja injustificável, me pronuncio abertamente até mesmo para que o erro não seja repetido por outro atleta.

Aposentei-me profissionalmente no final do ano passado, aos 38 anos de idade, tendo atingido o ápice no ciclismo nacional, em talvez um dos esportes mais duros física e mentalmente.

No início deste ano, contudo, decidi voltar a competir provas – exclusivamente amadoras dessa vez – em condições de altitude. No decorrer de minha preparação estava com sensações que pareciam indicar um possível quadro pré-anêmico, comprovado por exames no passado.

Precipitada e impensadamente, em um ato de desespero, recorri ao medicamento para buscar elevar meus valores sanguíneos aos parâmetros de referência. Foi a primeira e única vez em que fiz uso do hormônio, fato comprovado inclusive pelos incontáveis exames já realizados em minha carreira.

Nesse estado, não deveria sequer ter pensado em competir. Errei. Não sopesei direito. Me desculpem.

Aceitarei a interpretação e punições que me forem atribuídas. Agora, só tenho um único caminho: seguir em frente. Me manter sobre duas rodas, cuidar do meu trabalho e de minha família.

Sinceramente,

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Jesús Herrada vence na Vuelta em mais um dia da fuga!

Dia da fuga na Vuelta teve vitória espanhola com Jesús Herrada vencendo pela Cofidis. Aos 32 anos, Herrada esperou até o final para lançar seu sprint e batter o jovem Samuele Battistella da Astana que foi o segundo e o britânico Fred Wright que lançou muito cedo o sprint. Vuelta […]

Receba as novidades em seu e-mail