Novos Shimano Dura Ace R9200 12V e Ultegra R8100 12V

Linha Dura-Ace e Ultegra recebem 12 velocidades e novas nomenclaturas. Os grupos Dura-ace 9200 e Ultegra R8100 estreiam mundialmente nesta terça-feira.

Amanhã devemos conhecer detalhes sobre a nova linha Shimano de estrada. Saberemos ao certo se há mudanças também nas linhas intermediárias como a 105 e Tiagra e se a marca continuará a ser a que ofereça uma gama que começa nas 8V e agora vai até 12V. As especulações sobre o momento do lançamento começaram na semana passada quando a ShimanoRoad publicou no instragram um vídeo curto:

DNA Shimano

É notamos claramente que a nova linha trás um design remodelado mantendo a inspiração na linha fluida que a Shimano adotou em seus componentes nos últimos anos. A principal expectativa dos fãs da marca seria a adoção de um sistema sem fio, como o utilizado pela Sram. Ao ter um sistema que necessita de roteamento interno de cabos e uma bateria central na bicicleta, dificulta muito a construção e manutenção da bicicleta. Especulo que o controle do trocador STI seja wireless com bateria mas que os câmbios ainda sejam com uma bateria central.

A expectativa de um sistema totalmente sem fios vinha de uma certificação obtida pela Shimano no começo do ano para o uso de rádio em um cambio traseiro:

 

As pistas vinham sendo deixadas nas provas do WorldTour, durante a Volta a Bélgica a Baloise Belgium Tour, a Scott Addict da equipe DSM foi vista com o grupo Dura-ACE 9200. Alguns bike-shops vazaram as novas configurações como a loja oficial da Cube nos Países Baixos, a Cube C62 SLT Liquered Carbon 2022 já trás o grupo de 12V:

 

Um upgrade que demorou

A chegada das 12 velocidades aos grupos Shimano de estrada eram mais que esperadas. A concorrência trabalhou muito antes, a italiana Campagnolo lançou grupos de 12 velocidades em 2018 (confira aqui) e ano passado iniciou a transição para o grupo de 13 velocidades (confira aqui). Os americanos da Sram além de estenderem a linha eletrônica para 12 velocidades, desde o começo deste ano tem um sistema completamente livre de fios (confira aqui) .

A própria Shimano levou as 12 velocidades para os grupos de mountain bike em 2019, estendendo para a linha Deore logo depois.

Três anos após os italianos da Campagnolo lançarem grupos de 12 velocidades para estrada e um ano após lançarem 13 velocidades para gravel, e dos americanos da Sram lançarem até 13V chega a vez dos japoneses. Neste 31 de agosto a Shimano lança sua linha 2022 de estrada. A grande estrela deve ser os grupos 12V para linha Dura-Ace e Ultegra.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Jakobsen faz a trinca na Vuelta!

Em um sprint técnico e difícil após uma sucessão de curvas em alta velocidade, o holandês Fabio Jakobsen da Deceuninck Quick Step venceu a etapa 16 da Vuelta! Em segundo ficou o belga Jordi Meeus da Borha Hansgrohe e o italiano Matteo Trentin completou o pódio pela UAE Team Emirates. […]
Foto Finish - Vuelta 2021 Etapa 16 | Tissot Timing

Receba as novidades em seu e-mail