O ex-ciclista e vencedor da Paris-Roubaix Andrei Tchmil desmentiu a decleração de Johan Museeuw sobre lutar na Ucrânia: Nunca disse isso.
Para o jornal francês L’Équipe, Tchmil falou por telefone que tudo não passou de um erro de compreensão na conversa com o amigo belga, feita em italiano:
“É uma história maluca, falei com Johan ao telefone e contei a ele sobre a difícil situação na região. A Ucrânia fica muito próxima da Moldavia onde moro. Eu realmente disse a ele que enviei minha esposa e filho para a Romênia. Mas decidi ficar na Moldavia e apoiar minha fábrica de bicicleta. Tenho que pagar o salário dos funcionários!”
“Eu nunca disse a Johan que iria lutar, sou uma pessoa pacífica e ainda acredito em uma saída pacífica para esse conflito. Claro que isso me afeta pessoalmente, poios tenho amigos e parentes não só na Ucrânia como na Rússia. Ao contrário do que vejo nas redes sociais, não sou ucraniano e não moro na Ucrânia. Eu sou moldavo e moro em Chisinau. A fronteira ucraniana fica a 100km daqui, sendo a Moldavia um país neutro.”
A nós fica o entendimento que Johan Museeuw tornou pública uma conversa privada; levando ao desmentido de Tchmil especialmente pelo moldavo ter sido ministro dos esportes da Moldavia e de certo modo isso indicar uma posição na pequena república caucásia.