Esse post normalmente faço antes da prova, mas a seleção merece um relato do que foi a Vuelta a San Juan para o Brasil. É bem verdade que a apresentação da seleção não contou com muitos meios da imprensa. Além do pessoal que faz a comunicação para a própria CBC , só ficamos sabendo dos convocados justamente pela colaboração do técnico Francisco Chamorro. A imagem que ilustra esse texto mostra a seleção concluindo a Vuelta a San Juan 2019. Outro contado com o mundo do ciclismo profissional só em 2020, já que nem a seleção nem a equipe continental de Ribeirão foram convidadas para a Colombia 2.1 que começa dia 12.
Fica aqui o agradecimento para Chamorro e equipe que além de compartilhar em suas redes sociais, nos enviaram imagens e relatos. Vimos uma seleção por um lado rejuvenescida com a escalação de:
- Luiz Basso – 19 anos (DNF E4)
- Felipe Hipolito – 20 anos (DNF E2)
- André Gohr – 22 anos
- Alessandro Ferreira – 23 anos
- Lauro Chaman – 31 anos
- Magno Nazaret – 33 anos
A seleção dirigida por Francisco Chamorro que estreou na função de técnico com seus 37 anos, teve como melhores resultados:
Seleção fez o possível e mostrou a cara junto das equipes profissionais
A sobrevivência do ciclismo nacional
- Etapa 1: Contra Relógio 6,3km
- Etapa 2: Circuito 42km
- Etapa 3: 115km
Possivelmente tenhamos também a Volta a Guarulhos (05-11/08) mas sem valer ranking para a CBC, uma prova bem legal e que poderia ter seu valor melhor reconhecido. Mesmo a clássica 09 de Julho que é a única prova televisionada ao vivo em rede aberta (a prova pertence ao grupo que detém controle da TV Gazeta) não conta pontos para o ranking nacional. Já a federação do estado mais rico do país e com maior número de ciclistas mal entrou em 2019, poderia até estender e dado ao calendário divulgado mal entrou neste século. O Calendário simplesmente mistura estrada, pista e MTB sem indicar o que é o que, cola datas internacionais em meio a provas locais, tudo isso em um calendário provisório (muito provavelmente permanente).
Que futuro estamos preparando?
Da para preparar ciclista para disputar vaga em equipes sul-americanas assim? Ir para Europa? Hoje tivemos o campeonato colombiano de ciclismo, sabe a distância? Duzentos e quarenta quilômetros, praticamente 100km a mais que o brasileiro do ano passado. Talvez uma injustiça eu esteja cometendo tentando comparar o nosso ciclismo com o colombiano que a mais de 30 anos revela talentos, faz campeões e muda a história de tantos jovens em um país necessitado. Enquanto isso no Brasil há uma verdadeira monarquia entre dirigentes alternando-se no poder e com um único resultado, aprofundar o fundo do poço.
Luiz, apesar do ciclismo em minas ser ínfimo, teremos um campeonato disputado no norte de minas. Será patrocinado pela Sense. acho que serão 5 etapas dentro do Ano.
https://globoesporte.globo.com/mg/grande-minas-vales/noticia/movimentando-o-calendario-regional-associacao-de-ciclismo-de-januaria-abre-inscricoes-para-provas-de-estrada.ghtml
Saliento também o Granfondo Estrada Real(apesar do nome são 75 km com 2000 de altimetria) que será organizado pela Avelar Sports que no MTB conseguiu fazer uma das suas provas ser televisionada pela afiliada SBT aqui em Minas.
Muito legal! Obrigado pela mensagem!