Primeira prova WorldTour na Europa, primeira vitória de Wout van Aert. O belga de 27 anos da equipe Jumbo Visma atacou restando 13km para o final e seguiu solo até chegada. Atrás na luta pelo pódio Sonny Colbrelli da equipe Bahrain Victorious foi o segundo e o veterano Greg van Avermaet pela Ag2r completou o pódio.
Omloop Het Nieuwsblad 2022- 204km
A tão esperada abertura da temporada de ciclismo belga começou com tempo bom e temperatura baixa. Com muita pompa na apresentação das equipes no mítico velódromo de Kuipke. Kuipke tem sido palco dos Six Days of Ghent (Seis dias em Gent) desde 1922.
Para conhecer um pouco da história da Omloop, confira nosso texto clicando aqui. Para tristeza dos brasileiros, Vinicius Rangel da equipe Movistar que estava previamente escalado para prova não pôde ser inscrito oficialmente. Segundo informações preliminares, houve um erro no preenchimento da documentação do ciclista. Além de Vinicius, desistiram da prova os belgas Tim Wellens com problema estomacal e Sep Vanmarcke com dor de garganta. Já devido a covid-19, o neerlandês Nils Eekhoff não largou. Com largada no horário local as 11h, começou a Omloop 2022.
Até 50km do final a fuga teve certo fôlego quando começaram os ataques e a vantagem logo caiu para menos de um minuto. Logo um grupo de perseguição se destacou com Wout Van Aert, Sonny Colbrelli, Tom Pidcock, Stefan Kung e Florian Vermeersh. Não demorou muito para esse grupo engolir a fuga.
20km finais com ataque atrás de ataque
Restando 21km para o final foi a vez de Tiesj Benoot atacar, o companheiro de Wout van Aert abriu pouco mais de 20 segundos para o grupo perseguidor que levava uma pequena vantagem para o pelote. E assim foram para a subida do Muur, com Benoot logo neutralizado a pancadaria partiu de Wout van Aert e Matteo Trentin mas no trecho plano também foram neutralizados. Assim um grupo de cerca de 20 ciclistas seria líder.
Todos contra Wout van Aert
Durante a subida do Bosberg, última antes do final, Wout van Aert atacou novamente. Atrás o grupo perseguidor precisou se organizar para perseguir o favorito belga. A perseguição tinha Victor Campenaerts, Matteo Trentin, Tom Pidcock, Matej Mohoric, Andrea Pasqualon e Tiller Rasmus. Contuso entrando nos 3km finais ficava claro que só um problema mecânico tiraria a vitória de Wout van Aert e o grupo perseguidor disputaria o segundo lugar.