Brasileiro Vinicius Rangel participa da abertura da temporada de ciclismo Belga!

O WorldTour começa na Europa na clássica Belga Omloop Het Nieuwsblad e marca também a estreia do jovem talento brasileiro Vinicius Rangel no WorldTour.

Omloop Het Niewsblad 2021 | Foto Divulgação Nieuwsblad
Omloop Het Niewsblad 2021 | Foto Divulgação Nieuwsblad

Rangel que disputou duas clássicas de primeira classe e uma de nível ProSeries, agora disputará sua primeira prova no mais alto nível do ciclismo mundial. Aos 20 anos, Vinicius será o numeral 147 na prova e segundo mais jovem na largada. Sua equipe Movistar leva o espanhol Alex Aranburu como capitão, ano passado Aranburu completou a Omloop na sexta posição.

 

Omloop Het Nieuwsblad 2022

O nome soa estranho em português, mas tem um significado enorme para o ciclismo. Omloop significa Circuito enquanto Het Nieuwsblad é o nome do jornal flamengo que patrocina a prova, numa tradução literal: O Jornal.

Disputada desde 1945 a Omloop foi criada pelo jornal de esquerda Het Volk, que via nos rivais do Nieuwsblad organizadores do Tour de Flandres (Ronde Van Vlaanderen) uma ligação mais próxima aos nazistas durante a ocupação da Bélgica na 2ª Grande Guerra.

Assim criaram de modo provocativo a Omloop van Vlaanderen (Circuito pelos Flandres). Após muita briga a federação de ciclismo belga exigiu uma mudança e a prova passou a levar o nome do jornal, nascendo a Omloop Het Volk.

No ano de 2009 o jornal rival Nieuwsblad comprou o Het Volk e com isso herdou a prova que tradicionalmente abre a temporada belga de ciclismo e o nome da prova passou ao que conhecemos hoje: Omloop Het Niewsblad (em português: O Circuito do Jornal)

Com nove trechos de paralelepípedos e treze “bergs” (subidas) em seus 204,2km, a Omloop é sempre uma prova muito divertida de se assistir, final da prova deve acontecer por volta das 12h enquanto a transmissão deve iniciar por volta das 10h.

Como assistir a Omloop Het Nieuwsblad 2022

Nos últimos anos a ESPN disponibilizou em sua plataforma a clássica para assinantes do serviço Watch ESPN, agora disponível no Star+. A GCN (Global Cycling Network) oferece a prova ao vivo da prova para assinantes. Com o uso de VPN (alterando o país) pode-se ver ao vivo com a narração local da VRT. Além da opção do uso de VPN para assistir a provas fora do pais, a opção é a busca por servidores ilegais de streaming como o tiz-cycling.io.

Favoritos a vitória em 2022

Em função da pandemia do coronavírus, muitos ciclistas chegam para Omloop como sua primeira competição da temporada. Entre as equipes, além das 18 WorldTour e as duas primeiras do ranking ProTeam, foram convidas: Bingoal Pauwels Sauces, Sport Vlaanderen-Baloise, B&B Hotels-KTM, TotalEnergies e Uno-X. A expectativa do clima é uma temperatura em torno de 8º com sol de primavera.

Wout van Aert vence no Cyclo-cross | Foto @Belga
Wout van Aert vence no Cyclo-cross | Foto @Belga

A lista de participantes da Omloop 2022 já começou desfalcada de Mathieu Van der Poel. O neerlandês ainda se recupera de uma cirurgia no joelho no final de 2021.

A lista de favoritos começa com o belga Wout Van Aert, tem nomes como Jasper Stuyven, vencedor da Omloop em 2020, o campeão olímpico de MTB e mundial de cyclo-cross Tom Pidcock.

– Wout van Aert

– Jasper Stuyven, Tom Pidcock, Matteo Trentin.

–  Tim Wellens, Sonny Colbrelli e Peter Sagan.

O improvável é a regra!

Nem sempre o favorito vence, nas provas de um dia, um furo de pneu, uma pequena queda podem fazer diferença. As vezes o ciclista capitão da equipe acaba por não ficar nas melhores posições no momento chave da prova. Assim a opção da equipe é usar o plano B, C, D… e assim por diante. Alguns ciclistas mostraram-se em muito boa forma neste começo de temporada e merecem destaque.

Além deles, algumas equipes tradicionalmente buscam a vitória em provas com imprevistos. Podemos citar “toda” Quick Step com Zdnek Stybar, Flórian Sénéchal e Yves Lampaert. Além deles merecem destaque:

  • Philippe Gilbert – veterano da Lotto Soudal em sua última temporada.
  • Oliver Naesen, sem dúvida o plano “B” da Ag2r.
  • Peter Sagan – Total Energies

3 thoughts on “Brasileiro Vinicius Rangel participa da abertura da temporada de ciclismo Belga!

    1. Acabei não mencionando no texto pois a informação veio depois. Aparentemente ele preencheu errado a papelada para competir e não pôde ser escalado, erro do atleta. Como não foi confirmada por membros da equipe ou do atleta, optei por não mencionar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Wou van Aert vence abertura do ciclismo belga!

Primeira prova WorldTour na Europa, primeira vitória de Wout van Aert. O belga de 27 anos da equipe Jumbo Visma atacou restando 13km para o final e seguiu solo até chegada. Atrás na luta pelo pódio Sonny Colbrelli da equipe Bahrain Victorious foi o segundo e o veterano Greg van […]
Wout van Aert | Foto @Belga

Receba as novidades em seu e-mail