O WorldTour começa na Europa na clássica Belga Omloop Het Nieuwsblad e marca também a estreia do jovem talento brasileiro Vinicius Rangel no WorldTour.
Rangel que disputou duas clássicas de primeira classe e uma de nível ProSeries, agora disputará sua primeira prova no mais alto nível do ciclismo mundial. Aos 20 anos, Vinicius será o numeral 147 na prova e segundo mais jovem na largada. Sua equipe Movistar leva o espanhol Alex Aranburu como capitão, ano passado Aranburu completou a Omloop na sexta posição.
Omloop Het Nieuwsblad 2022
O nome soa estranho em português, mas tem um significado enorme para o ciclismo. Omloop significa Circuito enquanto Het Nieuwsblad é o nome do jornal flamengo que patrocina a prova, numa tradução literal: O Jornal.
Disputada desde 1945 a Omloop foi criada pelo jornal de esquerda Het Volk, que via nos rivais do Nieuwsblad organizadores do Tour de Flandres (Ronde Van Vlaanderen) uma ligação mais próxima aos nazistas durante a ocupação da Bélgica na 2ª Grande Guerra.
Assim criaram de modo provocativo a Omloop van Vlaanderen (Circuito pelos Flandres). Após muita briga a federação de ciclismo belga exigiu uma mudança e a prova passou a levar o nome do jornal, nascendo a Omloop Het Volk.
No ano de 2009 o jornal rival Nieuwsblad comprou o Het Volk e com isso herdou a prova que tradicionalmente abre a temporada belga de ciclismo e o nome da prova passou ao que conhecemos hoje: Omloop Het Niewsblad (em português: O Circuito do Jornal)
Com nove trechos de paralelepípedos e treze “bergs” (subidas) em seus 204,2km, a Omloop é sempre uma prova muito divertida de se assistir, final da prova deve acontecer por volta das 12h enquanto a transmissão deve iniciar por volta das 10h.
Como assistir a Omloop Het Nieuwsblad 2022
Nos últimos anos a ESPN disponibilizou em sua plataforma a clássica para assinantes do serviço Watch ESPN, agora disponível no Star+. A GCN (Global Cycling Network) oferece a prova ao vivo da prova para assinantes. Com o uso de VPN (alterando o país) pode-se ver ao vivo com a narração local da VRT. Além da opção do uso de VPN para assistir a provas fora do pais, a opção é a busca por servidores ilegais de streaming como o tiz-cycling.io.
Favoritos a vitória em 2022
Em função da pandemia do coronavírus, muitos ciclistas chegam para Omloop como sua primeira competição da temporada. Entre as equipes, além das 18 WorldTour e as duas primeiras do ranking ProTeam, foram convidas: Bingoal Pauwels Sauces, Sport Vlaanderen-Baloise, B&B Hotels-KTM, TotalEnergies e Uno-X. A expectativa do clima é uma temperatura em torno de 8º com sol de primavera.
A lista de participantes da Omloop 2022 já começou desfalcada de Mathieu Van der Poel. O neerlandês ainda se recupera de uma cirurgia no joelho no final de 2021.
A lista de favoritos começa com o belga Wout Van Aert, tem nomes como Jasper Stuyven, vencedor da Omloop em 2020, o campeão olímpico de MTB e mundial de cyclo-cross Tom Pidcock.
– Wout van Aert
– Jasper Stuyven, Tom Pidcock, Matteo Trentin.
– Tim Wellens, Sonny Colbrelli e Peter Sagan.
O improvável é a regra!
Nem sempre o favorito vence, nas provas de um dia, um furo de pneu, uma pequena queda podem fazer diferença. As vezes o ciclista capitão da equipe acaba por não ficar nas melhores posições no momento chave da prova. Assim a opção da equipe é usar o plano B, C, D… e assim por diante. Alguns ciclistas mostraram-se em muito boa forma neste começo de temporada e merecem destaque.
Além deles, algumas equipes tradicionalmente buscam a vitória em provas com imprevistos. Podemos citar “toda” Quick Step com Zdnek Stybar, Flórian Sénéchal e Yves Lampaert. Além deles merecem destaque:
- Philippe Gilbert – veterano da Lotto Soudal em sua última temporada.
- Oliver Naesen, sem dúvida o plano “B” da Ag2r.
- Peter Sagan – Total Energies
Assisti Omloop and Kurne Bruxels Kurne, fiquei surpreso em ver que o Vinicius foi removido das duas corridas, alguem sabe porque?!
Acabei não mencionando no texto pois a informação veio depois. Aparentemente ele preencheu errado a papelada para competir e não pôde ser escalado, erro do atleta. Como não foi confirmada por membros da equipe ou do atleta, optei por não mencionar.