Hoje não! Fabio Jakobsen vence sprint derrotando a fuga na chegada!

Luiz Papillon

Uma perseguição de gato e rato terminou com vantagem para o gato em Kuurne! Após 195km de prova a fuga foi atropelada pelo pelote a 30m da chegada. O australiano Caleb Ewan foi o segundo colocado e o francês Hugo Hofstetter completou o pódio.

Fabio Jakobsen vence KBK | Foto Divulgação
Fabio Jakobsen vence KBK | Foto Divulgação

Kuurne Brussels Kuurne – KBK 2022

A segunda clássica da temporada belga acontece no dia seguinte a Omloop Het Nieuwsblad chega a sua edição 74. Realizada desde 1946 sempre com largada na pequena Kuurne uma cidade de apenas 12.000 habitantes nos Flandres ocidentais. Atualmente a prova não chega a Bruxelas tendo como seu ponto mais próximo a cidade de Ninove a 23km da capital belga. Sempre disputada no final do inverno no hemisfério norte a prova foi por três vezes cancelada devido a neve ou geada. Em sua edição mais dura apenas 26 de 195 ciclistas terminaram a edição de 2010 quando ventos e tempestades remanescentes do ciclone Xynthia atingiu a prova.

Uma curiosidade da prova é que os moradores de Kuurne são conhecidos como “Burros” no sentido do animal mesmo. Assim o vencedor da prova é presenteado com um belo buquê de flores, cerveja belga e um fofo burro de pelúcia. Outro fato envolve um dos principais diretores de equipe do ciclismo mundial, Patrick Lefevere é conhecido pela liderança a frente da agora Quick Step Alpha Vinyl mas em seu passado como ciclista possui duas vitórias como profissional, uma etapa da Vuelta e a edição de 1978 da KBC.

Destaque para o burro de pelúcia que representa a cidade de Kuurne | Foto Divulgação
Destaque para o burro de pelúcia que representa a cidade de Kuurne | Foto Divulgação

 

No trajeto a principal diferença da KBK 2022 foi a remoção do Oude Kwaremont, substituído por três rampas duras, sendo a última o Kluisberg. Toda expectativa seguia a mesma, a vitória da fuga com poucos ciclistas ou uma chegada em um grupo seleto de velocistas.

Fuga contra a perseguição do pelote

A fuga do dia conseguiu lutar e entraram nos cinco quilômetros finais com pouco mais de dez segundos para o pelote. O trio com Jhonatan Narváez, Taco van der Hoorn e Christophe Laporte parecia estar prestes a ser engolido pelo pelote. Mas as curvas fechadas da cidade de Ninove ajudavam a fuga e os escapados entraram no quilômetro final com pouco menos de dez segundos de vantagem.

O trio revezava enquanto atrás vinha um pelote furioso acelerando para o sprint para praticamente sobre a linha de chegada Fabio Jakobsen da Quick Step Alpha Vinyl vencer! O australiano Caleb Ewan pela Lotto Soudal foi o segundo colocado e o francês Hugo Hofstetter completou o pódio pela Arkéa Samsic.

Resultados da Kuurne-Brussel-Kuurne 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Ucraniano Mark Padun vence etapa e Valverde é campeão na Galícia!

Acabou neste domingo a primeira edição da prova O Gran Camiño, na região espanhola da Galícia. Disputada em quatro etapas, a prova contou com uma das subidas mais íngremes do ciclismo profissional, o Mirador de Ézaro. Além da festejada vitória de Mark Padun, ucraniano da equipe EF todas atenções ficaram […]
Pódio de O Gran Camiño | Foto Divulgação

Receba as novidades em seu e-mail