Após alguns anúncios por parte de políticos e pré-candidatos, buscamos a real previsão de entrega do Monotrilho da Linha 17-Ouro e consequentemente a liberação do trecho da Ciclovia da Marginal Pinheiros que está interditado desde 2012.

De 2 para 12 anos de interdição, o Monotrilho Paulistano seguem em velocidade de tartaruga
São Paulo. Inicialmente a Ciclovia do Rio Pinheiros ficaria interditada por dois anos, sendo as obras do Monotrilho entregues para a Copa do Mundo de Futebol em 2014. O torneio utilizaria o Estádio do Morumbi, contudo os governantes optaram por edificar um estádio ao custo de R$1,3 bilhões. Sem sentido para o Torneio, o monotrilho passou a ter suas obras a ritmo de tartaruga. A pegadinha do malandro já dura dez anos e os atrasos seguem se acumulando.
Ao longo de 2021 as promessas e até vídeos comemorativos da entrega da estrutura e retomada do trecho interditado da ciclovia surgiram na mídia. Contudo a realidade é bem diferente. Em dezembro o Secretário dos Transportes Metropolitanos foi assinado um aditivo de 8,7 milhões, elevando o custo total para cerca de 5 bilhões de reais.
A expectativa era de iniciar os testes em trechos do monotrilho no começo de 2023. De um total de 15km previstos, a operação já foi reduzida a 6.7km e sem previsão de entrega.
O que era preocupante tornou-se pior com a queda de uma viga entre as estações Berrini e Morumbi. Apesar de não deixar feridos, as obras foram suspensas para perícia.
Sem novos atrasos e aditivos que justifiquem a demora, a Linha 17 Ouro do Monotrilho só deve começar a operar próximo às eleições de 2024. Portanto a liberação da ciclovia deverá acontecer nesse prazo ou até além caso os contratos permitam um prazo para obras complementares.