Obras do Monotrilho completam 10 anos sem previsão de liberação de ciclovia

Após alguns anúncios por parte de políticos e pré-candidatos, buscamos a real previsão de entrega do Monotrilho da Linha 17-Ouro e consequentemente a liberação do trecho da Ciclovia da Marginal Pinheiros que está interditado desde 2012.

Trecho do Monotrilho sobre a Ciclovia da Marginal Pinheiros | Imagem Metro
Trecho do Monotrilho sobre a Ciclovia da Marginal Pinheiros | Imagem Metro

De 2 para 12 anos de interdição, o Monotrilho Paulistano seguem em velocidade de tartaruga

São Paulo. Inicialmente a Ciclovia do Rio Pinheiros ficaria interditada por dois anos, sendo as obras do Monotrilho entregues para a Copa do Mundo de Futebol em 2014. O torneio utilizaria o Estádio do Morumbi, contudo os governantes optaram por edificar um estádio ao custo de R$1,3 bilhões. Sem sentido para o Torneio, o monotrilho passou a ter suas obras a ritmo de tartaruga. A pegadinha do malandro já dura dez anos e os atrasos seguem se acumulando.

Ao longo de 2021 as promessas e até vídeos comemorativos da entrega da estrutura e retomada do trecho interditado da ciclovia surgiram na mídia. Contudo a realidade é bem diferente. Em dezembro o Secretário dos Transportes Metropolitanos foi assinado um aditivo de 8,7 milhões, elevando o custo total para cerca de 5 bilhões de reais.

A expectativa era de iniciar os testes em trechos do monotrilho no começo de 2023. De um total de 15km previstos, a operação já foi reduzida a 6.7km e sem previsão de entrega.

O que era preocupante tornou-se pior com a queda de uma viga entre as estações Berrini e Morumbi. Apesar de não deixar feridos, as obras foram suspensas para perícia.

Sem novos atrasos e aditivos que justifiquem a demora, a Linha 17 Ouro do Monotrilho só deve começar a operar próximo às eleições de 2024. Portanto a liberação da ciclovia deverá acontecer nesse prazo ou até além caso os contratos permitam um prazo para obras complementares.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Mundial de CX em Fayeteville tem vitória italiana em evento teste!

Hoje começaram as atividades do Walmart Campeonado Mundial de Cyclo-cross em Fayetteville no meio oeste estadunidense. A prova teste de disputa Mixed Relay teve vitória da seleção italiana. Mundial de Cyclo-cross em Fayetteville A cidade de Fayetteville no Arkansas recebe o Campeonato Mundial de Cyclo-cross. Situada no meio oeste estadunidense […]
Pódio no Team Relay Cyclo-cross em Fayetteville | Foto UCI

Receba as novidades em seu e-mail