A União Ciclística Internacional (UCI), publicou hoje uma atualização do protocolo para Covid-19 a ser aplicado a todas as competições registradas no calendário de ciclismo para o ano de 2022.

Com validade a partir de 24 de janeiro, o protocolo para corridas de ciclismo foi definido por um comitê encabeçado pelo Diretor Médico da UCI, professor Xavier Bigard, tendo representantes dos ciclistas, equipes, médicos de equipe e organizadores. O protocolo foi atualizado em acordo com a evolução da situação desde que foi introduzido em 2020 em resposta a pandemia do covid-19.
O protocolo dá enfase as leis e regulamentos nacionais, níveis de vacinação e medidas de prevenção. Se o protocolo do país ou região for mais rígido que o da UCI, os ciclistas devem atender ao protocolo do país, já se o protocolo local for mais flexível, valerá o protocolo UCI.
Protocolo de Covid-19 UCI para provas de ciclismo
Para corridas de um dia ou até sete etapas:
- Indivíduos totalmente vacinados
- Ou com um teste PCR negativo de até dois dias. Os testes antígenos não são aceitos.
Para corridas com sete ou mais etapas:
- O teste PCR negativo deve ser feito independente do indivíduo estar ou não vacinado.
- Testes PCR intermediários devem ser feitos durante as grandes voltas.
Esses requisitos são aplicados para ciclistas, funcionários da UCI, comissários de prova, controladores anti-doping, médicos de equipe, organizadores e imprensa.