O belga Jasper Stuyven de 27 anos venceu a clássica Omloop Het Nieuwsblad na Bélgica. Stuyven correndo pela Trek Segafredo venceu em um sprint contra seu compatriota Yves Lampaert da Deceuninck Quick Step. Na terceira colocação ficou o dinamarquês Soren Kragh Andersen pela equipe Sunweb.
75ª Omloop Het Niewsblad 200,5km
Com 13 subidas duras e 9 trechos de paralelepípedos a Omloop é a primeira grande prova do ciclismo belga na temporada. Agora até a Paris-Roubaix em abril as clássicas de primavera serão o termômetro do ciclismo profissional.
Após uma séries de tentativas de escapadas, um trio conseguiu estabelecer a fuga ainda dentro dos 10km iniciais. Logo depois mais dois ciclistas atacaram para formar a fuga:
- Senne Leysen – Alpecin Fenix
- Mathijs Paasschens – Bingoal – Wallonie Bruxelles
- Lluis Mas – Movistar
- Matteo Jorgensen – Movistar
- Manuele Boaro – Astana
Com 177km para o fim a vantagem do quinteto era de 4:00 sobre o pelote. Após a segunda subida do dia, o pelote se dividiu em três, assim a fuga seguia com cinco ciclistas, o primeiro grupo 2:40 atrás, o segundo a 3:10 e o terceiro a 3:45. No primeiro grupo de 16 ciclistas nomes como Zdenek Stybar, Tim Wellens, Jasper Stuyven, Nils Pollit e o campeão mundial Mads Pedersen.
Na terceira subida do dia, o Kattenberg a chuva caiu sobre os primeiros colocado. E a fuga foi absorvida pelo grupo perseguidor, Jasper Stuyven mostrava força liderando a prova com Tiesj Benoot da Sunweb e Michal Valgren da NTT. O grupo ainda tinha os principais favoritos a vitória como o italiano Matteo Trentin e os belgas Greg Van Avermaet, Oliver Naesen e Yves Lampaert e assim entraram pelos 100km finais.
A 50km do fim o cenário seguia com a fuga trabalhando muito para manter vantagem, qualquer descuido e o ciclista deixava de acompanhar o grupo. Os escapados eram sete com 2:20″ de vantagem sobre o pelote:
- Jasper Stuyven – Trek Segafredo
- Matteo Trentin – CCC
- Yves Lampaert – Deceuninck Quick Step
- Tim Declerq – Deceuninck Quick Step
- Mike Teunissen – Jumbo Visma
- Frederik Frison – Lotto Soudal
- Soren Kragh Andersen – Sunweb
Começaram então os ataques do pelotão para formar novo grupo perseguidor. A 27km do fim havia claramente um grupo destacado com Wout Van Aert, Tiesj Benoot e mais quatro ciclistas a cerca de 20 segundos a frente do pelote e 1:10 atrás da fuga.
Final eletrizante tem Stuyven como vencedor
Stuyven, Andersen e Lampaert escaparam durante a subida do Muur-Kapelmuur, no topo do morro Andersen ficou um pouco para trás. E assim Stuyven e Lampaert entraram no quilômetro final com Andersen poucos metros atrás. Lampaert deixou de revesar e assim Stuyven teve que puxar até o final, seria mais difícil para ele, mas o belga de 27 anos conseguiu e venceu a prova. Lampaert ficou mesmo com o segundo lugar e alguns segundos atrás cruzou Soren Kragh Andersen fechando o pódio.
