Jasper Stuyven da Trek venceu na abertura das clássicas belgas!

O belga Jasper Stuyven de 27 anos venceu a clássica Omloop Het Nieuwsblad na Bélgica. Stuyven correndo pela Trek Segafredo venceu em um sprint  contra seu compatriota Yves Lampaert da Deceuninck Quick Step. Na terceira colocação ficou o dinamarquês Soren Kragh Andersen pela equipe Sunweb.

75ª Omloop Het Niewsblad 200,5km

Com 13 subidas duras e 9 trechos de paralelepípedos a Omloop é a primeira grande prova do ciclismo belga na temporada. Agora até a Paris-Roubaix em abril as clássicas de primavera serão o termômetro do ciclismo profissional.

Após uma séries de tentativas de escapadas, um trio conseguiu estabelecer a fuga ainda dentro dos 10km iniciais. Logo depois mais dois ciclistas atacaram para formar a fuga:

  • Senne Leysen – Alpecin Fenix
  • Mathijs Paasschens – Bingoal – Wallonie Bruxelles
  • Lluis Mas – Movistar
  • Matteo Jorgensen – Movistar
  • Manuele Boaro – Astana

Com 177km para o fim a vantagem do quinteto era de 4:00 sobre o pelote. Após a segunda subida do dia, o pelote se dividiu em três, assim a fuga seguia com cinco ciclistas, o primeiro grupo 2:40 atrás, o segundo a 3:10 e o terceiro a 3:45. No primeiro grupo de 16 ciclistas nomes como Zdenek Stybar, Tim Wellens, Jasper Stuyven, Nils Pollit e o campeão mundial Mads Pedersen.

Na terceira subida do dia, o Kattenberg a chuva caiu sobre os primeiros colocado. E a fuga foi absorvida pelo grupo perseguidor, Jasper Stuyven mostrava força liderando a prova com Tiesj Benoot da Sunweb e Michal Valgren da NTT. O grupo ainda tinha os principais favoritos a vitória como o italiano Matteo Trentin e os belgas Greg Van Avermaet, Oliver Naesen e Yves Lampaert e assim entraram pelos 100km finais.

A 50km do fim o cenário seguia com a fuga trabalhando muito para manter vantagem, qualquer descuido e o ciclista deixava de acompanhar o grupo. Os escapados eram sete com 2:20″ de vantagem sobre o pelote:

  • Jasper Stuyven – Trek Segafredo
  • Matteo Trentin – CCC
  • Yves Lampaert – Deceuninck Quick Step
  • Tim Declerq – Deceuninck Quick Step
  • Mike Teunissen – Jumbo Visma
  • Frederik Frison – Lotto Soudal
  • Soren Kragh Andersen – Sunweb

Começaram então os ataques do pelotão para formar novo grupo perseguidor. A 27km do fim havia claramente um grupo destacado com Wout Van Aert, Tiesj Benoot e mais quatro ciclistas a cerca de 20 segundos a frente do pelote e 1:10 atrás da fuga.

Final eletrizante tem Stuyven como vencedor

Stuyven, Andersen e Lampaert escaparam durante a subida do Muur-Kapelmuur, no topo do morro Andersen ficou um pouco para trás.  E assim Stuyven e Lampaert entraram no quilômetro final com Andersen poucos metros atrás. Lampaert deixou de revesar e assim Stuyven teve que puxar até o final, seria mais difícil para ele, mas o belga de 27 anos conseguiu e venceu a prova. Lampaert ficou mesmo com o segundo lugar e alguns segundos atrás cruzou Soren Kragh Andersen fechando o pódio.

Classificação da Omloop Het Nieuwsblad

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Realização das provas italianas de março será decidida nesta segunda feira

As primeiras provas da temporada italiana de ciclismo tem início em março. A Strade Bianche dia 07, a Tirreno-Adriático de 11 a 17 e a Milão Sanremo no dia 21 de março. Contudo mais e mais eventos tem sido adiados ou cancelados na Itália por conta da epidemia de coronavírus […]
Strade Bianche | Foto Divulgação

Receba as novidades em seu e-mail