Temporada incrível do jovem belga Remco Evenepoel valeu ao campeão mundial de 22 anos o prêmio de melhor ciclista da temporada enquanto a neerlandesa Annemiek van Vleuten de 40 anos venceu praticamente tudo fez valer o prêmio de melhor ciclista da temporada na categoria feminina.
O maior prêmio do ciclismo chama-se Vélo d’Or (literalmente bicicleta de ouro) concedido pela revista francesa Vélo. Este ano, não era preciso ser paranormal para saber que Remco e Annemiek venceriam o prêmio.
Pelo lado do jovem belga de 22 anos, Evenepoel venceu três voltas de uma semana começando com a Volta a Comunidade Valenciana, passsando pela tradicional Volta ao Algarve e também o Tour da Noruega. Ainda venceu a monumento Liège-Bastogne-Liège de modo impressionante assim como a Clássica San Sebastian.
Veio então o título na Vuelta, primeira grande volta do belga e a cereja do bolo o título mundial vencido em Woollongong na Austrália. A classificação final do Vélo d’Or ficou:
- Remco Evenepoel 139 pontos
- Wout van Aert 88 pontos
- Tadej Pogacar 84 pontos
- Jonas Vingegaard 80 pontos
Já entre as mulheres, uma temporada pra lá de perfeita para a veterana Annemiek van Vleuten. A neerlandesa de 40 anos de idade venceu praticamente tudo:
- Omloop Het Nieuwsblad
- Liège Bastogne Liège
- Giro d’Italia Donne
- Tour de France Femme
- Challenge La Vuelta
- Mundial de Woollongong
Esse domínio rendeu uma vitória expressiva também no Vélo d’Or, onde a surpresa ficou com o segundo lugar, que ficou com a belga Lotte Kopecky, a frente da francesa Pauline Ferrand-Prevot.
- Annemiek van Vleuten 145 pontos
- Lotte Kopecky 69 pontos
- Pauline Ferrand-Prevot 48 pontos
- Elisa Longo Borghini 48 pontos