Uma etapa rainha com todos ingredientes de uma grande etapa. Muito vento, muita disputa que teve o brasileiro Magno Prado da Sep San Juan na fuga por quase toda etapa. Ao final um ataque matador do colombiano Miguel Florez da Androni Giocattoli lhe garantiu a vitória. Em segundo lugar chegou o espanhol Oscar Sevilla da equipe de Medellin e em terceiro Brandon McNulty, americano da UAE.
Vuelta a San Juan Etapa 5 – Alto del Colorado – 169.5km
A etapa rainha da Vuelta a San Juan partiu de San Martin para o Alto del Colorado na Argentina. Já nos primeiros 10km de prova um grupo de oito ciclistas escapou, entre eles o brasileiro Magno Prado Nazaret da equipe SEP San Juan. Na primeira meta de sprint venceu Facundo Cattapan da equipe Rawson, seguido de Dani Juárez de Virgen de Fátima e em seguida Francisco Monte da seleção argentina.
O grupo estabeleceu uma vantagem com mais de seis minutos de vantagem o que colocou o brasileiro Magno Prado como líder virtual da prova. Na segunda meta de sprint, foi a vez de Francisco Monte vencer a meta. Logo em seguida uma taque de Magno Prado foi acompanhado por Gerardo Atencio da Efapel e Nelson Soto da Colombia Tierras Altas. Restavam naquele momento 82km para o final.
Já dentro dos 30km finais o pelote apertou o passo e pequenos grupos se destacaram do pelote. Na ponta a fuga já dava sinais de cansaço. O grupo que tinha Brandon McNulty da UAE alcançou a fuga, neutralizando Mango e Soto. Quando começou de fato a montanha final, com seus 16km de escalada outro grupo se destacou do pelote principal com Remco Evenepoel. Esse grupo ultrapassou a fuga restando 8km para o final e seguiu na liderança da prova.
Final eletrizante com ataques no Alto del Colorado
O grupo líder foi sendo selecionado enquanto Remco ficava na espreita dos ataques até que a 1.4km do final Remco atacou. O jovem belga seguiu liderando morro acima com os adversários em sua roda. Um ataque precipitado sem dúvida, os demais esperaram até que na marca de 300m para o final Miguel Eduardo Florez, colombiano da Androni Giocattoli atacou. Um ataque matador que valeu a vitória para o jovem de 23 anos. Em segundo lugar chegou o espanhol Oscar Sevilla da equipe de Medellin e em terceiro Brandon McNulty, americano da UAE.
Remco Evenepoel defendeu sua liderança agora com 33 segundos para Filippo Ganna da Seleção Italiana e 1:01 para o espanhol Oscar Sevilla da equipe Medellin.
Brasileiros, Vinicius Rangel o melhor ao final da etapa
Apesar da presença de Magno Prado na fuga, o esforço cobrou do brasileiro que chegou a onze minutos do vencedor. Já Vinicius Rangel fez uma boa prova chegando a três minutos do vencedor. Confira a classificação dos brasileiros:
- 28. Vinicius Rangel – Sel. Brasileira +3:01
- 41. Leonardo Finkler – Sel. Brasileira +7:21
- 58. Magno Prado Nazaret – SEP San Juan +11:01
- 76. André Gohr – Sel. Brasileira +12:58
- 97. Renan Quadri – Sel. Brasileira +19:14
- 147. Alessandro Guimarães – Sel. Brasileira +24:27
Confira a classificação da etapa e classificação geral da prova: