O que parecia ser impossível aconteceu! Uma combinação exótica de resultados garantiu uma vaga ao Reino Unido para a disputa do MTB XCO em Tóquio!
Até o final da Etapa de Nové Mesto na Republica Checa, o Reino Unido e Tom Pidcock estavam de fora dos jogos olímpicos de Tóquio no MTB XCO. Contudo uma combinação e resultados coloca Pidcock nos jogo olímpicos!
A classificação veio por obra do romeno Vlad Dascalu. Dascalu completo a prova no décimo sétimo lugar, com esse resultado a Romênia ultrapassou a Eslováquia no ranking por nações, garantindo uma vaga direta aos jogos. Como essa é a maneira primária de classificação, a vaga que a Romênia já possuía devido a medalha de ouro no mundial Sub23 de 2019, a vaga aponta para o segundo colocado: O Reino Unido.
A UCI esclareceu em abril a classificação para os Jogos Olímpicos
A diretriz de classificação para os jogos olímpicos é baseado no ranking UCI entre 28/05/2018 e 27/05/2019, adicionada a classificação por nações no ranking entre 28/05/2019 e 03/02/2020. A classificação do país é a soma da pontuação individual dos três melhores ciclistas de cada pais.
Afim de garantir a presença dos ciclistas em melhor condição na atualidade, a UCI anunciou em abril, que a pontuação nas duas etapas da Copa do Mundo de MTB, seriam somadas a esse ranking, entretanto os resultados entre 03/03/2020 e 08/05/2021 não serão levados em conta.
Complicado né? O Ranking por nações trazia em 01/01/2021 as 38 vagas para os jogos olímpicos assim distribuídas:
- 30 vagas para os 21 primeiros colocados no ranking de nações, sendo 3 vagas para os 2 primeiros no ranking (Suíça e Itália), 2 vagas do terceiro ao sétimo (França, Brasil, Espanha, Holanda e Alemanha) e uma vaga para os demais.
- 1 vaga para o país sede.
- 7 vagas para os demais, distribuídos por medalha de ouro em campeonatos disputados:
Campeonato Europeu
Campeonato Pan-americano
Campeonato Africano
Campeonato Asiático
Pelas regras de classificação da UCI, quando um país já tem a vaga pelo ranking de nações, não é adicionada uma segunda vaga pelo campeonato continental, assim no continente americano o Canadá já tinha uma vaga via ranking e mesmo tendo vencido o pan-americano, a vaga ficou com o segundo colocado, o México. E foi exatamente isso que ocorreu com a Romênia, que já tinha a vaga de campeão europeu e ao conquistar uma vaga automática, deixou a vaga para o próximo no campeonato continental, no caso a Grã Bretanha.
Os 321 lugares são preenchidos por ranking, enquanto as demais 17 vagas por