O veterano estoniano Rein Taaramae venceu a Etapa 3 da Vuelta, essa foi a primeira vitória de Taaramae desde 2016 e apenas a segunda vitória WorldTour da equipe Intermarché. Em segundo ficou Joe Dombrowski e em terceiro Kenny Elissonde, ambos pela Trek Segafredo.
Taaramae também ficou com a camisa vermelha de líder da Vuelta, enquanto Kenny Elissonde vestirá a camisa de Rei da Montanha e Egan Bernal a de melhor jovem.
Vuelta 2021 – Etapa 3- Santo Domingo de Silos ao Picón Blanco- 202.8km
O monastério de Santo Domingo de Silos com menos de 300 habitantes, foi o local de partida da etapa 3 da Vuelta. É nesse mosteiro que foram gravadas diversos cantos gregorianos e cantos medievais. A chegada da etapa 3 da Vuelta tem como base a vila de Espinosa de los Monteros, base para subida ao Picon Blanco. Um colosso aos 1500m de altitude com escalada de 7.6km e 9,3% de inclinação média.
Durante a etapa a fuga construiu uma vantagem de mais de nove minutos para o pelote. Escapados estavam:
- Rein Taaramae (Intermarché)
- Kenny Elissonde (Trek Segafredo)
- Joe Dombrowski (Trek Segafredo)
- Lilian Calmejane (Ag2r)
- Julen Amezqueta (Caja Rural)
- Tobias Bayer (Alpecin)
- Jetse Bol (Burgos BH)
- Antonio Jesús Soto (Euskaltel)
Na subida ao Picón Blanco a fuga foi perdendo sua vantagem e três ciclistas se mantiveram na liderança, Taaramae, Elissonde e Dombrowski. O trio entrou nos 3km finais com quase três minutos de vantagem sobre o pelote. Atrás no grupo dos favoritos nomes como Richard Carapaz e Sepp Kuss sobravam do grupo.
No final, Taaramae conseguiu se sustentar a frente e vencer pela primeira vez desde 2016. O estoniano ficou com a camisa de líder da Vuelta 2021 e com a camisa de rei da montanha, Kenny Elissonde da Trek vestirá a camisa de montanha na etapa de amanhã.