Vitória da fuga no Giro 2020 na etapa que encerra a primeira semana de prova. A vitória ficou com o português Ruben Guerreiro da EF Pro Cycling. Uma festa sem dúvidas já que o português João Almeida encerra a primeira semana do Giro vestindo a camisa rosa de líder da prova. Em segundo ficou o espanhol Jonathan Castroviejo pela Ineos Grenadiers e em terceiro o dinamarquês Mikkel Bjerg pela UAE Team Emirates.
Giro 2020 – Etapa 9 – San Salvo a Roccaraso – 206km
Encerrando a primeira semana do Giro a Itália 2020, uma etapa com chegada ao alto na estação de esqui de Roccaraso. A largada foi em San Salvo, uma cidade balneária com 20.000 habitantes. Com quatro subidas categorizadas, sendo a última uma longa serra escalando mais de 1.200m, divididos em três segmentos categorizados.
Antes da largada, o francês Rudy Barbier, velocista da Israel Startup Nation não largou devido a problemas estomacais. A fuga do dia demorou mais de 60km a se formar e teve cinco ciclistas:
- Larry Warbasse – Ag2r
- Ruben Guerreiro – EF Pro Cycling
- Kilian Frankny – Groupama FdJ
- Jonathan Castroviejo – Ineos Grenadiniers
- Mikkel Bjerg – Uae Team Emirates
Com os pontos de montanha, uma mudança certa na etapa seria a mudança na camisa de rei da montanha, que no Giro d’Italia e a camisa azul. Ruben Guerreiro da EF Pro Cycling conquistou 84 pontos na etapa e assumiu a camisa de líder na montanha.
Na frente o pelote concedeu a fuga certa vantagem dentro dos 10km sem uma definição de perseguição a fuga começou a se definir vencedora. Na ponta Ruben Guerreiro e Castroviejo escaparam e abriram cerca de 15 segundos de vantagem. Restavam apenas 3km para o final e a parte mais dura da subida.
No fim Ruben Guerreiro lançou seu ataque e venceu sob chuva enquanto Castroviejo chegou alguns segundos atrás. Mikkel Bjerg completou o pódio enquanto os ciclistas do pelote tentavam descontar tempo na classificação geral.
- Geral – João Almeida – Deceuninck Quick Step
- Pontos – Arnaude Démare – Groupama FDJ
- Montanha – Giovani Visconti – Vini Zabu KTM
- Jovem – João Almeida – Deceuninck Quick Step
- Melhor Equipe – Deceuninck Quick Step
Confira o resultado da etapa: