La Vuelta, 3 semanas de ciclismo pela Espanha

A melhor Vuelta de todos os tempos? Em se medindo pelo nível dos competidores o show deve estar garantido. Remco Evenepoel, Primoz Roglic e Jonas Vingegaard são algumas das estrelas que estarão presentes.

Serão três semanas de disputa com apenas dois dias de descanso partindo de Barcelona na Catalunha e percorrendo 3.153km até Madri. As provas serão transmitidas para o Brasil pela ESPN a começar neste sábado às 13:50h com um contrarrelógio por equipes em Barcelona.

Vuelta a Espanha

Atualmente o vencedor na classificação geral utiliza a camisa vermelha mas nem sempre foi assim. Em 1935 a camisa de líder era laranja, em 1941 foi branca enquanto de 1945 a 1950 o líder vestia a camisa branca com listra vermelha. Entre 1950 e 1997 o líder utilizava a camisa amarela tal qual no Tour de France. Em 1998 o líder usou uma camiseta dourada e desde 2010 a camisa vermelha é utilizada pelo líder na classificação geral.

Além da disputa por La Roja (A Vermelha), outros três campeões sobem ao pódio em Madrid, cada um com sua camisa especial:

  • Classificação Geral – Camisa Vermelha oferecida por Carrefour

Vale o menor tempo na geral, os ciclistas recebem bônus de tempo ao final de cada etapa de 10,6 e 4 segundos para os três primeiros classificados, exceto em etapas de contra relógio.

  • Classificação por Pontos – Camisa Verde oferecida por Skoda

Os 15 primeiros colocados recebem pontuação decrescente de 25 pontos até 1 ponto por etapa. Além disso nos sprints intermediários há distribuição de 4, 2 e 1 ponto para os três primeiros respectivamente. O ciclista com maior número de pontos é o camisa verde ao final de cada etapa.

  • Rei da Montanha – Camisa branca com bolinhas azuis oferecida pelas Loterias espanholas. O ciclista com maior número de pontos ao final de cada etapa é o rei da montanha

Na Cima Almberto Fernandez a montanha recebe pontuação especial com 20 a 2 pontos conforme a colocação de chegada, nas demais subidas segue pontuação conforme a dificuldade da montanha. Nesta edição La Cubilla Lena será a subida com maior altitude na Etapa 19.

  • Melhor jovem até 25 anos – Camisa Branca oferecida pela Plenitude (concessionária de energia espanhola). Segue os tempos da classificação geral excluindo os ciclistas com mais de 25 anos.

Disputas secundárias: Melhor Equipe, Combatividade e vitória na etapa

  • Equipe líder – O numeral (aquela etiqueta com o número do ciclista) amarelo oferecido pelos Correios espanhóis. Classificação calculada pela soma do tempo dos três primeiros ciclistas de cada equipe a cruzar a linha de chegada ao final de cada etapa.
  • Vencedor da última etapa – Costal vermelho especial oferecido pela Cofidis Seguros
  • Mais combativo da etapa – Costal amarelo oferecido pela El Pozo (famosa fabricante de presunto cru). Este prêmio é uma escolha pelos telespectadores antes do final de cada etapa.

História da Vuelta a España

undefined

La Vuelta é disputada desde 1935 quando o belga Gustav Deloor venceu após 3.425km de provas. Mais nova das três grandes voltas do ciclismo mundial de 1937 a 1940 a competição não aconteceu em função da Guerra Civil Espanhola, já as edições de 1944 e 1945 não ocorreram devido a II Guerra mundial. Durante os anos mais duros da ditadura Franco a Vuelta deixou de ser disputada em 1949 e de 1951 a 1954. Desde então a Vuelta foi obtendo uma exposição internacional cada vez maior. Em 1963 o francês Jacques Anquetil venceu a Vuelta se tornando o primeiro da história a vencer as três grandes voltas, fato repetido por apenas mais seis ciclistas:

  • Jacques Anquetil
  • Felice Gimondi
  • Eddy Merckx
  • Bernard Hinault
  • Alberto Contador
  • Vincnezo Nibali
  • Chris Froome

O espanhol Roberto Heras foi o maior vencedor da Vuelta com 4 vitórias entre 2000 e 2006 enquanto Tony Rominger, Alberto Contador e Primoz Roglic venceram três edições cada. Entre os ciclistas em atividade Primoz Roglic, Simon Yates e Remco Evenepoel venceram a grande volta tendo Enric Mas três pódios. Em 2013 o americano Chris Horner tornou-se o mais velho ciclista a vencer a Vuelta com 41 anos de idade completos. Este ano a chance de um Double na Vuelta tem dois ciclistas da mesma equipe, Primoz Roglic, campeão do Giro em busca do quarto título e Jonas Vingegaard, vencedor do Tour de France.

A mudança de calendário

Hoje nós conhecemos a Vuelta como a última grande competição de ciclismo do ano, sendo esta uma mudança relativamente recente. Até 1995 a Vuelta era disputada na primavera europeia tendo uma competição direta com o Giro d’Italia e o que impedia a disputa das três grandes voltas no mesmo ano. Com a mudança para Agosto no auge do verão espanhol as altas temperaturas passaram a ser um componente adicional na disputa.

Confira abaixo os favoritos a Vuelta 2023:

La Vuelta 2023 – Remco, Vingegaard, Roglic uma constelação de favoritos

 

 

2 thoughts on “La Vuelta, 3 semanas de ciclismo pela Espanha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

La Vuelta 2023 - Remco, Vingegaard, Roglic uma constelação de favoritos

A terceira grande volta de 2023 promete disputas intensas entre jovens como Remco Evenepoel, Juan Ayuso e Jonas Vingegaard e entre ciclistas experientes como Primoz Roglic e Geraint Thomas. A mais jovem das grandes voltas chega a 78ª edição, clique na imagem abaixo para conhecer um pouco da história da […]

Receba as novidades em seu e-mail