Avancini vence o campeonato Brasileiro de MTB

Luiz Papillon

Henrique Avancini, maior nome do MTB brasileiro da história conquistou o pela sétima vez o título de campeão Brasileiro de MTB em Mairiporã na Grande São Paulo.

Henrique Avancini, Campeão Brasileiro de MTB 2021 | Foto Captura TV
Henrique Avancini, Campeão Brasileiro de MTB 2021 | Foto Captura TV

“Prova pesada para mim, minha ideia no ataque na segunda volta era dar uma minada nos demais, mas ai escorreguei e precisei recuperar. Fiz duas voltas decentes, senti que tinha algum problema no freehub traseiro e aumentei a vantagem para conseguir trocar a roda, meu medo era arrebentar a corrente em algum ponto distante do circuito.” Henrique Avancini

Campeonato Masculino Brasileiro de MTB XCO

Na pista do Instituto MTB em Mairiporã recebeu o campeonato brasileiro feminino de MTB XCO. No difícil trajeto de 4.810m e 179m de  altimetria por volta, os homens mostraram alto nível na disputa.

No startlap (Volta inicial parcial, sem a principal subida), José Gabriel (Squadra Oggi) assumiu a liderança com Luiz Cocuzzi (4fun) e Henrique Avancini (Cannondale Factory). Atrás Ulan Galinski (Caloi) lançou uma perseguição para reconectar no início da primeira volta. No início da segunda volta, Avancini escorregou e caiu, com isso José Gabriel atacou. O movimento provocou uma reação de Avancini que contou com o trabalho de Ulan Galinski para perseguir Zé Gabriel.

Essa pancadaria isolou Avancini e Zé Gabriel na ponta e Avancini apertou o ritmo se isolando na liderança. Atrás, Galinski sofreu um furo de pneu em local muito distante dos pontos de apoio. Na mesma volta, Avancini parou para troca de roda por problema no cubo traseiro, contudo conseguiu voltar na primeira posição.

Cocuzzi se estabilizou na segunda posição enquanto José Gabriel perdia espaço e via Edson Rezende Jr (Caloi) se aproximando. Ao final Henrique Avanicini venceu com 48″ de vantagem para Luiz Henrique Cocuzzi e 1:29″ para José Gabriel que completou o pódio.

Henrique Avancini Campeão Brasileiro de MTB 2021 | Foto: Luiz Antunes - CBC
Henrique Avancini Campeão Brasileiro de MTB 2021 | Foto: Luiz Antunes – CBC

“Foi uma temporada muito dura, duríssima para mim principalmente fora das pistas. Agora preciso descansar, me dedicar a família. Fiquei feliz por terminar a temporada internacional em alta com uma vitória na Copa do Mundo. Eu fiquei feliz em reverter uma situação complicada na temporada. Eu percebi o quão tão absurdo eu vinha fazendo ao competir mais do que os principais concorrente. Eu que preciso otimizar e usar o meu corpo com mais inteligência .”

  1. Henrique Avancini – Cannondale Factory Racing
  2. Luiz Henrique Cocuzzi – 4fun +01:01
  3. José Gabriel – Squadra Oggi – +02:08
  4. Edson Rezende – Caloi Henrique Avancini Racing – +02:50
  5. Ulan Galinski – Caloi Henrique Avancini Racing +03:03
  6. Kennedi Lago – Seleção Castro Alves Audax +03:39
  7. Guilherme Muller – Caloi Henrique Avancini Racing +04:41
  8. Sherman Trezza – Hoffmann Racing +05:26
  9. Nicolas Machado – Trinx Brasil Racing Team +06:06
  10. Mario Couto – Sense Factory Racyng +06:27

Sub23

Na disputa sub23 que largou um pouco atrás, Alex Malacarne (Trinity Racing) e Gustavo Xavier (Specialized) eram os favoritos. O ritmo da categoria foi tamanho que durante a quarta volta da elite, Gustavo Xavier já estava no encalço do quarto colocado da elite e um pouco atrás vinha Malacarne.  Ao final, Gustavo Xavier sagrou-se campeão da categoria sub23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Alex Dowsett tenta quebrar o recorde da hora!

O ciclista britânico Alex Dowsett tentará quebrar o recorde da hora nesta quarta feira no velódromo de Aguascalientes no México. O atual recorde de 55,089km pertence ao belga Victor Campenaerts e foi estabelecido em 2019. O recorde atual de Victor Campenaerts foi estabelecido em 2019 no mesmo velódromo de Aguascalientes […]
Alex Dowsett e a Factor Hanzo | Foto Divulgação

leia também

Receba as novidades em seu e-mail