O circuito WorldTour retorna com a Clássica San Sebastian no País Basco!

Luiz Papillon

Julian Alaphilippe, Egan Bernal e Mikel Landa são algumas das estrelas que disputam neste sábado a clássica basca San Sebastián com 223.5km. Em paralelo acontece também a 1ª Clássica San Sebastián Feminina e que terá na medalhista olímpica Annemiek Van Vleuten a grande estrela.

Clássica San Sebastián | Foto JM López / F. Morquecho
Clássica San Sebastián | Foto JM López / F. Morquecho

 

Clássica San Sebastian 2021

Após os jogos olímpicos temos o retorno do Circuito WorldTour com a primeira das nove corridas que encerram o calendário 2021. A 41ª Clássica San Sebastián ou Donostia Klasikoa em Basco é uma prova de um dia disputada desde 1981. A prova será transmitida pela ESPN apenas no aplicativo, tanto na edição feminina a partir das 07:30h como a masculina às 10:30h.

O percurso da edição 2021 tem a largada em San Sebastián, um trecho ao longo da costa de GIpuzkoa basicamente plano que favorece a fuga, depois a prova entra para o interior do Pais Basco em um trecho acidentado com seis subidas categorizadas.

Perfil de Prova, Clássica San Sebastián 2021 | arte: Divulgação
Perfil de Prova, Clássica San Sebastián 2021 | arte: Divulgação

O final de prova conta com uma subida de 2.1km a 8km do final e uma descida para chegada em San Sebastián (Donostia). Ao todo 175 ciclistas largam para a disputa por 25 equipes de 7 ciclistas cada. Além das 21 equipes profissionais WorldTour, disputam a prova como convidadas:

  • Total Direct Energie (França)
  • Arkéa Samsic (França)
  • Caja Rural Seguros (Espanha)
  • Euskaltel Euskadi (Espanha/País Basco)
  • Burgos-BH (Espanha)
  • Equipo Kern Pharma (Espanha)

Alaphilippe e Egan Bernal são favoritos

Atual campeão mundial, o francês Julian Alaphilippe é o principal favorito a disputa basca. O colombiano Egan Bernal, vencedor do Giro d’Italia 2021 também é favorito e já mostrou sua capacidade em provas de um dia no início de temporada na Strade Bianche onde terminou em terceiro lugar.

Outros destaques são Mikel Landa e Matej Mohoric pela equipe Bahrain Victorious, Wilco Kelderman pela Bora Hansgrohe e Jonas Vingegaard pela Jumbo Visma.

 

Prova feminina tem Annemiek Van Vleuten como favorita absoluta

Campeã olímpica na disputa contrarrelógio e medalha de prata na prova de estrada, a holandesa Annemiek Van Vleuten da Movistar é a principal favorita a disputa feminina que terá 139,8km e quatro subidas categorizadas. A principal concorrente é a também holandesa Ellen van Dijk da Trek Segafredo e com um pouco menos de favoritismo, a francesa Évita Muzic da FDJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Velódromo do Rio volta a ser administrado pela Prefeitura do Rio

Cinco anos após os jogos olímpicos do Rio em 2016, a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou o destino do “Legado OIímpico”, o Velódromo será a única instalação gerenciada pela Prefeitura, as demais serão concedidas a iniciativa privada ou desmontadas. A decisão retoma o projeto original de 2016 com a […]
Velódromo do Rio de Janeiro | Foto Getty

Receba as novidades em seu e-mail