Mundial de Ciclismo 2022 começa hoje na Austrália

Wollogong, distante apenas 80km de Sidney, cidade mais populosa da Austrália com quase cinco milhões de habitantes recebe nesta semana o campeonato mundial de ciclismo. Ao todo mais de 1000 ciclistas de cerca de setenta países disputarão onze provas em oito dias de disputa.

Com uma diferença de 13h no fuso horário as provas acontecerão em grande parte a noite e pela madrugada no horário de Brasília. As provas serão transmitidas tanto pelo canal UCI no Youtube como na plataforma de streaming Star+, porém sem narração ou comentários em português. Para acompanhar os comentários siga o pelote ciclismo nas redes sociais para atualizações.

Contrarrelógio

A disputa contra o cronômetro ou contrarrelógio é aquela em que o ciclista larga sozinho e faz o esforço de modo independente em um circuito e o vencedor é aquele com o menor tempo. Nessa disputa não é permitido utilizar do vácuo que reduz o esforço para deslocamento. Para essa disciplina a bicicleta utilizada é especial, com adoção de suportes sobre o guidão chamados de “clip” onde o ciclista segura durante a performance.

Filippo Ganna – Campeão Mundial CRI – 2020

O contrarrelógio faz parte do programa do mundial de ciclismo desde 1994 tanto para homens como para mulheres. Entre os homens Fabian Cancellara e Tony Martin foram campeões por quatro vezes cada. Atualmente o italiano Filippo Ganna é bicampeão e favorito ao título neste ano. Entre as mulheres a francesa Jeanie Longo no final do século passado venceu quatro títulos. Duas vezes campeã mundial, a neerlandesa Ellen van Dijk estará em Woollongong defendendo seu título.

O trajeto será o mesmo para homens e mulheres, um circuito de 16km bastante técnico com duas voltas com uma subida de 700m a 6,7% de inclinação média. Um trecho próximo a costa logo após a subida pode receber vento, cuja previsão é de moderada a forte.

Favoritos: Top Ganna e Evenepoel

Entre os homens há o consenso que o italiano Filippo Ganna é o nome a ser batido. Algumas ausências serão significantes, Wout van Aert atual vice campeão olímpico não disputará a prova, focando somente no mundial de estrada. Primoz Roglic atual campeão olímpico ainda se recupera da queda na Vuelta e não disputa a prova. A missão de destronar Filippo Ganna recai então a o atual campeão da Vuelta, Remco Evenepoel e além do belga, destacamos o suíço Stefan Kung o dinamarquês Stefan Bissegger, o britânico Ethan Hayter e o esloveno, Tadej Pogacar.

Annemiek van Vleuten | Foto CorVos
Annemiek van Vleuten | Foto CorVos

Entre as mulheres a dura missão de abalar o trono neerlandês terá que bater Ellen van Dijk e Annemiek van Vleuten que venceram quatro dos últimos cinco mundiais. Podemos destacar a suíça Marlen Reusser e a austríaca Anna Kiesenhofer como candidatas ao pódio e a australiana Grace Brown, mas será uma surpresa se o título não ficar nos Países Baixos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Tobias Foss surpreende e vence mundial de contrarrelógio

O norueguês Tobias Foss surpreendeu e venceu o campeonato mundial de contrarrelógio individual. A disputa que aconteceu em Wollongong na Austrália teve ainda Stefan Kung e Remco Evenepoel no pódio. “Parece um sonho, ainda não acredito. Minhas pernas estavam boas, eu sabia que vinha de boa forma das provas no […]
Tobias Foss vence o mundial de CRI 2022 | Foto UCI

Receba as novidades em seu e-mail