Vitória de Biniam Girmay na Gent Wevelgem!

Luiz Papillon

Dia da fuga nos Flandres belgas com a vitória do jovem eritreio Biniam Girmay na Clássica belga de ciclismo Gent Wevelgem. O jovem da Intermarché bateu no sprint o francês Christophe Laporte da Jumbo Visma enquanto o belga Dries van Gestel completou o pódio pela Total Energies.

Biniam Girmay vence clássica belga | Foto AP
Biniam Girmay vence clássica belga | Foto AP

Gent Wevelgem 2022

Disputada desde 1934 a clássica Gent Wevelgem chegou a sua edição 84. Sendo realizada usualmente entre a Milão San Remo e o Tour de Flandres a prova na região de Deinze sempre atraiu estrelas maiores do ciclismo tendo na galeria de campeões nomes como Rick Van Looy e Eddy Merckx.

Parte da região muito afetada durante a I Guerra Mundial, mais recentemente a prova ganhou um sobrenome: In Flander Fields (Nos Campos de Flandres). Que é o nome de um poema escrito durante a primeira guerra mundial pelo médico canadense John McCrae. Postamos a tradução do poema em nossa conta no instagram.

A prova praticamente se dividiu em três partes, um longo trecho plano até Moeren quando a primeira das nove subidas é encarada. Os “bergs” seguiram até restar 38km para o final e em seguida um trecho plano até a chegada. Por isso a expectativa era de uma disputa entre ciclistas clássicos como Wout van Aert ou Mads Pedersen e velocistas como Fabio Jakobsen ou Jasper Philipsen.

Apesar de uma fuga inicial ter obtido boa vantagem os oito escapados foram neutralizados durante as primeiras subidas do dia. Já na última subida, Wout van Aert promoveu seu primeiro ataque quebrando o pelote. Os grupetos foram se formando e a estratégia da Jumbo parecia ser “torrar” os velocistas. Já dentro dos 20km finais a situação de prova tinha:

  • G1 – Laporte (Jumbo), Stuyven (Trek), Biniam (Intermarché) e Van Gestel (Total)
  • G2 +25 – Wout van Aert, Asgreen (Quick Step), Kristoff (Intermarché), Mohoric (Bahrain) em um total de 16 ciclistas.

O trabalho dos quatro escapados foi pago com uma vantagem de quarenta segundos na marca de 10km para o final. As equipes de velocistas assumiram a responsabilidade pela perseguição, em especial Movistar e Groupama. A diferença passou a menos de trinta segundos nos três quilômetros finais, foi o momento em que o pelote desistiu da perseguição.

No sprint, Biniam Girmay ficou na última posição esperando o momento certo para dar um ataque matador e conquistar a vitória. O jovem da Intermarché bateu no sprint o francês Christophe Laporte da Jumbo Visma enquanto o belga Dries van Gestel completou o pódio pela Total Energies.

 

Classificação Gent Wevelgem 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Cruzando os Flandres, Clássica prévia da Ronde acontece nesta quarta!

As clássicas belgas de ciclismo acontecem quase como uma opera ou um setlist de show de rock. Há uma evolução que começa no final de fevereiro com a Omloop e culmina na Ronde van Vlaanderen ou Tour de Flandres. Dwars Door Vlaanderen 2022 – 184km Após a Gent Wevelgem disputada […]
Dwars Door Vlaanderen | Foto DWV

Receba as novidades em seu e-mail