O ucraniano Andriy Grivko da Astana deu uma cotovelada no alemão Marcel Kittel da Quick Step e lider da classificação geral na 3ª Etapa da Volta a Dubai hoje pela manhã, durante os echelons – formação para encarar os ventos cruzados – Kittel apareceu sangrando e indo para o carro de equipe para receber atendimento, gesticulou muito e logo depois o diretor da Quick Step Patrick Lefevere reclamou oficialmente para direção de prova e via redes sociais de um atleta da Astana. Nas palavras de Kittel:
“Quando passamos pelos ventos cruzados passamos a brigar pelo posicionamento (nos echelons), algo que é sempre estressante e Grivko me socou! Eu realmente não consigo entender como ele pôde fazer algo como aquilo! Eu sei que pilotar nos echelons é sempre tenso, mas isso não o da direito de agir assim. Ele podia ter ferido meu olho. É uma vergonha o que aconteceu, no final minha mente não estava 100% no sprint, mas estou feliz por não ter nenhuma grande lesão e manter a liderança da prova.”
L’arcade en sang de Marcel Kittel. L’Allemand a-t-il reçu un coup ? #lequipeVELO
Plus d’infos : https://t.co/lVBR7OrCnK pic.twitter.com/VzXUyuSfau
— la chaine L’ÉQUIPE (@lachainelequipe) 2 de fevereiro de 2017
Após a prova Kittel revelou ser o casaque Grivko autor do soco e que não o desculparia:
“Eu não aceito desculpas por isso. Aquilo não teve nada haver com ciclismo. O que Grivko fez é uma vergonha para nosso belo esporte”
Após reunião com o diretor de prova, Grivko foi desclassificado da competição. Kittel ainda brincou dizendo que pesquisou sobre Grivko e descobriu que seu peso é 70k, finalizou “Amigo, conheça seus limites” e postou esta foto: