Com um ataque no quilômetro final, Christophe Laporte venceu escapado na quinta vitória da Jumbo Visma no Tour de France 2022. Jasper Philipsen da Alpecin foi o segundo e Alberto Dainese o terceiro.
Tour de France 2022 – Etapa 19 – Castelnau-Magnoac a Cahors – 188.3km
Praticamente decidido, o Tour de France deixou os Pirineus largando de Castelnau-Magnoac com destino a Cahors na Ocitânia. Logo após a largada, uma fuga se formou com ciclistas muito fortes:
- Nils Politt – Bora Hansgrohe
- Matej Mohoric – Bahrain Victorious
- Taco Van der Hoorn – Intermarché
- Mikkel Honoré – Quick Step
- Quinn Simmons – Trek Segafredo
Após 21km de prova, ativistas interromperam a estrada. O coletivo foi o mesmo que protestou algumas etapas antes e chumbaram suas mãos com argamassa rápida no asfalto. Os policiais precisaram utilizar martelo e talhadeira para remover os cinco ativistas. Com a prova retomada a fuga seguiu até 31km do final com Quinn Simmons sendo o último a ser neutralizado.
Após alguns ataques, até Pogacar tentou escapar mas foi neutralizado. No final um ataque com Jasper Stuyven (Trek) Fred Wright (Bahrain) e Alexis Gougeard (B&B) parecia descompromissado mas serviu para o bote de Christopher Laporte que fez a ponte e largou os demais de roda e venceu solo em Cahors. Com isso, Laporte tornou-se o único francês a vencer etapa no Tour de France 2022.
Classificação do Tour de France 2022
Results powered by FirstCycling.com