Nibali vence Il Lombardia! Alaphilippe é segundo!

Com um ataque a 17km do final Vicenzo Nibali venceu pela segunda vez a Il Lombardia, a última clássica da temporada chegando sozinho a Como após 247km de prova, Alaphilippe chegou 31″ atrás em segundo um pouco a frente de um grupo reduzido que teve Gianni Moscon cruzando em terceiro.

A prova foi marcada por preocupação com o acidente de Laurens de Plus da Quick Step que caiu numa curva na descida após Sormano, uma das mais difíceis do circuito mundial, felizmente ele não quebrou nada e seguiu consciente para o hospital:


Nibali foi para frente da prova faltando 18km para o final em Civiglio a penúltima subida do dia, ele então alcançou Pinot que havia atacado um pouco antes e com o francês se distanciou dos demais. Na última subida Pinot sentiu o esforço dos mais de 200km nas pernas e cedeu alguns segundos para Nibali na subida de San Fermo della Battaglia, o suficiente para Nibali fazer uma descida memorável e chegar 28″ a frente de Alaphilippe que também atacou 17km para o final com Aru promovendo uma perseguição com outros favoritos como Mikel Nieve e Nairo Quintana.

No final Alex Vuillermoz passou muito bravo com o sprint do terceiro colocado Gianni Moscon que por sua vez disse aos repórteres que foi apenas um incidente de prova.

Confira os 10 primeiros colocados:

  1. Vicenzo Nibali – Team Bahrein 6h 15’29”
  2. Julian Alaphilippe – Quick Step Floors 28″
  3. Gianni Moscon – Team Sky 38″
  4. Thibaut Pinot – FDJ – 38″
  5. Domenico Pozzovivo – Ag2r – 38″
  6. Fabio Aru – Astana – 38″
  7. Mikel Nieve – Sky – 40″
  8. Nairo Quintana – Movistar – 42″
  9. Sergei Chernetski – Astana – 47″
  10. Sam Oomen – Sunweb – 47″

A clássica que encerra a temporada de ciclismo de elite europeu, Il Lombardia que foi vencida por cinco vezes por Fausto Coppi, disputada por 111 edições desde 1905 passa pela Madonna del Ghisallo, famosa colina onde há uma capela da padroeira dos ciclistas, em sua entrada busto de Alffredo Binda e Fausto Coppi.

Ao lado da capela há o Museo del Ghisallo construido em 2006 com vista para o lago de Como e as Dolomitas.

 

 

 

Deixe uma resposta