Histórico! O eritreu Biniam Girmay é o primeiro africano a vencer no Giro d’Italia!

Em uma chegada explosiva, Biniam Girmay bateu Van der Poel em Jesi tornando-se o primeiro africano negro a vencer no Giro d’Italia! Van der Poel mesmo antes da chegada acenava cumprimentando o jovem eritreu de 22 anos. Van der Poel foi segundo e Vincenzo Albanese o terceiro.

Giro d’Italia 2022 – Etapa 10 – Pescara a Jesi – 196km

Abrindo a segunda semana do Giro 2022 uma etapa de transição partiu de Pescara, cidade de balneário no litoral do mar Adriático que no passado foi um importante porto militar no Império Romano. O destino foi a cidade de Jesi uma cidade que preserva traços medievais. No caminho a passagem por Filottrano onde foi saudado Michele Scarponni, vencedor do Giro que foi atropelado e morto a cinco anos.

Bidon em homenagem a Michele Scarponi | Foto Reprodução Twitter
Bidon em homenagem a Michele Scarponi | Foto Reprodução Twitter

A fuga do dia foi formada nos quilômetros iniciais da etapa e teve Lawrense Naesen (Ag2r), Alessandro de Marchi (Israel) e Matias Bais (DH Giocattoli). O trio trabalhou mas o pelote manteve a rédea curta com as equipes Alpecin Fenix e Intermarché trabalhando para controlar a prova. Restando 30km para o final, De Marchi ficou solo na ponta até ser neutralizado a 21km da chegada.Restando 7km para o final começaram os ataques, Nibali, depois Yates atacaram mas foi Mathieu van der Poel que colocou fogo na etapa e foi perseguido pelos favoritos a classificação geral liderados por Richard Carapaz. Esse movimento deixou o grupo líder com cerca de 25 ciclistas prontos para a rampa final.

Na rampa Biniam Girmay venceu a etapa para felicidade de todos batendo e sendo celebrado por Mathieu van der Poel. Van der Poel foi segundo e Vincenzo Albanese o terceiro. A classificação geral do Giro não sofreu mudanças, Juan Pedro López segue liderando com 12 segundos de vantagem sobre o português João Almeida e 14 sobre o francês Romain Bardt. O equatoriano Richard Carapaz é o melhor latino a 15 segundos de Juan Pedro na quarta posição.

Girmay é o primeiro africano negro a vencer em uma grande volta!

Biniam Girmay tornou-se o primeiro africano negro a vencer no Giro, antes dele o sul-africano Alan Van Heerden venceu uma etapa do Giro em 1979. É bem verdade que um dos maiores ciclistas deste século, Chris Froome nasceu no Quênia e competiu até o Sub23 pela nação africana, mas posteriormente optou pela nacionalidade britânica, bandeira que utilizou em suas quatro vitórias no Tour de France.

Classificação do Giro d’Italia 2022:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Após acidente com rolha no pódio, Biniam Girmay abandona o Giro d'Italia

A alegria deu lugar a frustação, Biniam Girmay, vencedor da etapa de ontem do Giro e primeiro africano negro a vencer uma etapa de grande volta, foi obrigado a abandonar o Giro d’Italia 2022. Vice líder da classificação por pontos com 148 pontos ante 151 do francês Arnaud Démare, Biniam […]
Biniam Girmay com tapa olho| Foto Reprodução

leia também

Receba as novidades em seu e-mail