Tour de France 2020 tem rota confirmada!

A temporada 2019 do ciclismo profissional está praticamente encerrada e a organização do Tour de France divulgou hoje em Paris a rota 2020. O Tour de France 2020 começa em Nice nos Alpes Marítimos, região da belíssima Riviera Francesa e termina em Paris.

Com extensão de 3.470km, os ciclistas terão nas 21 etapas muita, mas muita subida. Em contrataste com os últimos anos onde o perfil do vencedor incluía várias habilidades, para 2020 os privilegiados serão os escaladores. A única etapa com disputa contra o relógio será uma crono-escalada de 36km até a Planche des Belles Filles.

“É um percurso para escaladores, não para ciclistas polivalentes ou clássicos” Christian Prudhomme, diretor de prova do Tour de France

Porém curiosamente o trajeto embora muito duro, também teve o número de subidas reduzido, entre as subidas de segunda, primeira categoria e fora de categoria, serão duas a menos que em 2019.

Primeira semana do Tour de France com chegada ao alto

O fato do Tour começar na região Sul da França foi um ponto que ajudou os organizadores na definição do traçado. “É apenas a sétima vez na história que a Grande Largadas está no sul” disse Prudhomme. Essa opção permitiu a organização ter montanhas duras logo na segunda etapa do Tour, separando logo de cara as disputas pela classificação geral e por pontos, destinada aos velocistas. Nesta segunda etapa o Col de Turini com 14,9km a 7.4% e o Col d’Èze ajudarão a separar favoritos e será uma ótima oportunidade para equipes de menor destaque atacarem pela honra de vestir a camisa amarela.

Etapas Tour de France 2020 – Arte pelote.com.br

Segunda semana terá etapas de transição e duas chegadas ao alto

As etapas de transição terão o maciço central francês como palco terrenos acidentados. Etapas como a de Millau a Lavaur devem ter como favoritos os clássicos com a famosa “passada belga”. O Tour de France 2020 fecha a primeira semana em uma etapa bem acidentada em Laruns com três subidas duras.

Segunda semana começa com a preocupação do vento cruzado entre Ilha de Oléron e Ilha de Ré. Durantes a semana acontece  a etapa mais longa do Tour 2020 entre Chavigny e Sarran com 218km. A etapa 13 terá a maior altimetria em uuma etapa com 4.400m acumulados. A segunda semana se encerra no Grand Colombier.

Chris Froome e Egan Bernal, companheiros da Team Ineos. | Foto A.S.O.

Etapa rainha em Méribel e Crono-escalada fecham o Tour de France 2020

A etapa rainha da edição 2020 será entre Grenoble e a estação de esqui de Méribel, contudo a chegada será 7km a pós a estação de esqui. Uma subida de 21,5km e 7.8% contando com trechos de até 20% de inclinação em seu final.

“É como subir o Mur de Huy três a quatro vezes”completou Prudhomme

Na etapa rainha os ciclistas antes subirão a Col de la Madeleine por uma rota nunca antes utilizada. A oitava e última etapa de montanha será na quinta feira de Méribal a La Roche sur Foron, novamente com mais de 4.000m de altimetria acumulada. A etapa terá o Cormet de Roselend, o Col des Saisies, o Plateau de Gliières e o Col des Fleuries.

Para dar contornos dramáticos ao Tour 2020, a última etapa de disputa será uma crono-escalada de 36km. A etapa 20 escala a La Planche des Belles Filles antes dos sprinters fazerem a festa em Paris.

Mapa Tour de France 2020 – Arte A.S.O.

One thought on “Tour de France 2020 tem rota confirmada!

Sua opinião é importante, compartilhe!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Brasil Ride estreia categoria de triatlo, a Iron Rider

Para participar da disputa, ambos ciclistas devem ter participado de ao menos uma prova de longa distância do triatlo (3,9 km natação / 180 km ciclismo / 42,1 km corrida) ou de duas provas de triatlo intermediário (1,8 km natação / 90 km ciclismo / 21 km corrida) Principal ultramaratona de […]

Receba as novidades em seu e-mail

%d blogueiros gostam disto: