A temporada 2019 do ciclismo profissional está praticamente encerrada e a organização do Tour de France divulgou hoje em Paris a rota 2020. O Tour de France 2020 começa em Nice nos Alpes Marítimos, região da belíssima Riviera Francesa e termina em Paris.
Com extensão de 3.470km, os ciclistas terão nas 21 etapas muita, mas muita subida. Em contrataste com os últimos anos onde o perfil do vencedor incluía várias habilidades, para 2020 os privilegiados serão os escaladores. A única etapa com disputa contra o relógio será uma crono-escalada de 36km até a Planche des Belles Filles.
“É um percurso para escaladores, não para ciclistas polivalentes ou clássicos” Christian Prudhomme, diretor de prova do Tour de France
Porém curiosamente o trajeto embora muito duro, também teve o número de subidas reduzido, entre as subidas de segunda, primeira categoria e fora de categoria, serão duas a menos que em 2019.
Primeira semana do Tour de France com chegada ao alto
O fato do Tour começar na região Sul da França foi um ponto que ajudou os organizadores na definição do traçado. “É apenas a sétima vez na história que a Grande Largadas está no sul” disse Prudhomme. Essa opção permitiu a organização ter montanhas duras logo na segunda etapa do Tour, separando logo de cara as disputas pela classificação geral e por pontos, destinada aos velocistas. Nesta segunda etapa o Col de Turini com 14,9km a 7.4% e o Col d’Èze ajudarão a separar favoritos e será uma ótima oportunidade para equipes de menor destaque atacarem pela honra de vestir a camisa amarela.
Segunda semana terá etapas de transição e duas chegadas ao alto
As etapas de transição terão o maciço central francês como palco terrenos acidentados. Etapas como a de Millau a Lavaur devem ter como favoritos os clássicos com a famosa “passada belga”. O Tour de France 2020 fecha a primeira semana em uma etapa bem acidentada em Laruns com três subidas duras.
Segunda semana começa com a preocupação do vento cruzado entre Ilha de Oléron e Ilha de Ré. Durantes a semana acontece a etapa mais longa do Tour 2020 entre Chavigny e Sarran com 218km. A etapa 13 terá a maior altimetria em uuma etapa com 4.400m acumulados. A segunda semana se encerra no Grand Colombier.
Etapa rainha em Méribel e Crono-escalada fecham o Tour de France 2020
A etapa rainha da edição 2020 será entre Grenoble e a estação de esqui de Méribel, contudo a chegada será 7km a pós a estação de esqui. Uma subida de 21,5km e 7.8% contando com trechos de até 20% de inclinação em seu final.
“É como subir o Mur de Huy três a quatro vezes”completou Prudhomme
Na etapa rainha os ciclistas antes subirão a Col de la Madeleine por uma rota nunca antes utilizada. A oitava e última etapa de montanha será na quinta feira de Méribal a La Roche sur Foron, novamente com mais de 4.000m de altimetria acumulada. A etapa terá o Cormet de Roselend, o Col des Saisies, o Plateau de Gliières e o Col des Fleuries.
Para dar contornos dramáticos ao Tour 2020, a última etapa de disputa será uma crono-escalada de 36km. A etapa 20 escala a La Planche des Belles Filles antes dos sprinters fazerem a festa em Paris.
Já estou esperando!!!!