A primeira etapa em Paris-Nice ficou com a Visma-Lease a Bike. Olav Kooij venceu o ex-campeão mundial Mads Pedersen no sprint. Remco Evenepoel fez a final difícil e conquistou 4 preciosos seguindos de bônus.
Paris Nice 2024
No século passado uma das competições que mais atraia público eram os Six-Days nos velódromos, em 1930 um jornal de Nice lançou uma prova chamada “Les 6 jours de la route” ou os seis dias da estrada. Logo após a segunda grande guerra, a prova voltou com o nome de Paris-Côte d’Azur e em 1954, correu-se com o nome Paris-Nice. Ainda aconteceu uma prova Paris-Roma-Nice em 1959, mas logo depois o nome que conhecemos hoje tornou-se um clássico. Uma volta durando uma semana com montanhas duras misturadas com chegadas em sprint e que coroaram nomes como Tadej Pogacar em 2023, Primoz Roglic em 2022, Egan Bernal e no passado Miguel Indurain, Alberto Contador e Seàn Kelly que venceu seis consecutivas entre 1982 e 1988.
Les Moureaux foi palco da primeira etapa com quatro subidas de terceira categoria. Entre os favoritos a queda de braço foi pelos bônus de tempo na subida de Montainville e quem se deu bem foi Matteo Jorgenson, o estadunidense da Visma Lease a Bike ficou com 6s a frente de Evenepoel com 4s e Bernal com 2s. Já na disputa pela etapa apesar de um ataque de Anthony Turgis (Total), a chegada foi em um sprint em subida e o favorito Mads Pedersen pegou a ponta um pouco mais cedo. Foi o suficiente para o veloz Olav Kooij saltar de roda e na chegada vencer no “jump”.
A Paris Nice é transmitida pela ESPN na TV e no applicativo Star+.
Classificação Paris Nice 2024
Results powered by FirstCycling.com