A organização da monumento belga Ronde Van Vlaanderen ou Tour de Flandres tenta encaixar a prova no apertado calendário pós quarentena.
Com o calendário de ciclismo congelado até 01/06, centenas de provas buscam junto a UCI datas para realização. A solução encontrada pela organizadora Flanders Classics foi apelar a Peter Van Petegem. O belga organiza a De Primus Classic – GP Impanis -Van Petegem e topou abrir mão de sua prova em favor a clássica que venceu por duas vezes.
Tudo depende da UCI
O diretor da Flanders Classics, Tomas Van Den Spiegel ressalta que embora seja uma das estratégias, a decisão cabe a UCI:
“Afinal, por quê conversamos com o GP Impanis? Porque é bom saber que podemos ter outras soluções, se necessário. É bom que seja um cenário negociável, mas ainda não posso sequer chamar de plano B. No momento, depende da UCI.”
É nesse ponto que entra o outro “detalhe” da data. O GP Impanis é programado para o dia 19 de setembro enquanto o mundial de Aigle tem início no dia 20. Pelo calendário a prova do dia 20 é de contra relógio individual enquanto a elite disputa o mundial somente no domingo 27, portanto com uma semana para deslocamento e preparação.
Peter Van Petegem
Hoje com 50 anos, Peter Van Petegem foi um ciclista clássico que venceu a Ronde Van Vlaanderen em 1999 e em 2003, ano que fez a dobradinha vencendo também a Paris-Roubaix pela Lotto. De Peet como ficou sendo chamado atualmente comanda o GP Impanis além de ter um hotel em Horebeke chamado La Pave.
Confira duas horas da prova de 2003: