Pogacar, Van der Poel e o último Tour de France de Peter Sagan

Luiz Papillon

Vai começar o Tour de France 2023 e a lista de favoritos como sempre é enorme. Mas cada um no seu quadrado e é aqui que você fica sabendo quem é quem no Tour de France 2023.

Em nosso especial do Tour de France, começamos com o percurso que você conhece clicando aqui:

O Tour de France 2023 começa neste sábado no País Basco

Levantar, tomar café da manhã e pedalar até 200km por dia durante 21 dias com apenas dois dias de descanso. Assim é o grande desafio do Tour de France. Mas como funciona o Tour de France?

Ao todo 176 ciclistas distribuídos em 22 equipes de 8 ciclistas começam o Tour de France. E não tem chance, se o ciclista não termina a etapa, ou termina “além do tempo máximo”, ele não pode largar na etapa seguinte e a equipe perde um ciclista. Nessa corrida de superação as equipes correm por objetivos diferentes, em função das características de cada ciclista. A organização do Tour divide em quatro camisas as principais disputas do Tour de France. Assim separamos os favoritos para cada camisa!

Classificação por Tempo – Camisa Amarela

O Santo Graal do ciclismo é a camisa amarela de líder do Tour, por isso mesmo durante as primeiras etapas a luta para vestir a camisa amarela é enorme. Claro, no começo nem sempre serão os favoritos que vão usa-la. Tudo pode acontecer em 21 dias de disputa, mas a lógica, a expectativa é que a disputa seja principalmente entre a Jumbo Visma de Jonas Vingegaard e a UAE de Tadej Pogacar. Um patamar abaixo estão nomes como o campeão olímpico Richard Carapaz, o australiano Jai Hindley e o espanhol Enric Mas.

Jonas Vingegaard vence no Dauphiné | Foto A.S.O.
Jonas Vingegaard vence no Dauphiné | Foto A.S.O.

A camisa amarela, eternizada desde 1919, é destinada ao melhor ciclista classificado por tempo. Ou seja é o ciclista que melhor se recupera entre os dias e suporta as altas montanhas dos Alpes e dos Pirineus. Exemplos do passado: Chris Froome, Alberto Contador, Vincenzo Níbali, Miguel Induraín, Fausto Coppi e Eddy Merckx.

Pontos – Camisa Verde

Na disputa pela camisa verde de pontos três nomes se destacam, o dinamarquês Mads Pedersen com a equipe Lidl-Trek no modo “dedicação total a você”, o francês Christophe Laporte da Jumbo-Visma e o belga Wout van Aert também da Jumbo-Visma. Claro é difícil cuidar de vários lídere e é por ai que nomes como o neerlandês Mathieu Van der Poel e o eritreu Biniam Girmay podem surpreender.

A disputa funciona muito parecida com o campeonato de fórmula 1, a cada chegada são distribuídos pontos do primeiro ao décimo quinto. É nesse quesito que entram na disputa ciclistas fortes os clássicos e os velocistas (atenção, sprinter é um termo em inglês enquanto “sprintista” não existe em língua nenhuma). O maior vencedor dessa camisa é Peter Sagan que se despede do ciclismo de estrada nessa temporada. Por mais que Sagan não esteja vencendo etapas, o eslovaco é sempre um ciclista que pontua muito e dificilmente abandona a disputa. Mark Cavendish embora tenha vencido por duas vezes a camisa verde, tem por objetivo vencer uma etapa e bater o recorde de Eddy Merckx de 34 vitórias em etapas.

Montanha – Camisa de Bolinhas

As montanhas do Tour de France são categorizadas de 4 (a mais leve), 3, 2, 1 e HC, sendo a hours categorie literalmente “fora de categoria”. O líder e vencedor é aquele que acumula maior número de pontos. Equipes de menos destaque vão buscar essa classificação e podemos colocar os franceses Romain Bardet, Thibaut Pinot como favoritos além do italiano Giulio Ciccone. Contudo não raramente um favorito a classificação que sofra uma perda de tempo, acabe buscando a camisa de bolinhas.

Chris Graythen//Getty Images
Chris Graythen//Getty Images

Jovem – Camisa Branca

Nos últimos dez anos a idade média dos ciclistas que vencem o Tour de France caiu muito. Por isso mesmo o bicampeão do Tour, Tadej Pogacar ainda disputa a camisa de melhor jovem. Além dele podemos destacar o espanhol Carlos Rodriguez e o dinamarquês Mattias Skkelmose . O ciclista com até 25 anos com o menor tempo na classificação geral é quem usa a camisa branca. Não raramente jovens como Egan Bernal e Tadej Pogacar conquistaram tanto a camisa amarela como a branca.

Tadej Pogacar | Foto AFP
Tadej Pogacar | Foto AFP

Toda etapa os quatro líderes usam a camisa, mesmo que um deles acumule mais de uma camisa. Assim na ordem de grandeza o segundo colocado em cada classificação tem a honra de usar a camisa na etapa.

Disputas secundárias: Combatividade, Melhor equipe e Super-Combativo.

Além das disputas principais, existem disputas secundárias, sendo a mais famosa dela o ciclista mais agressivo ou como é dito na transmissão “prêmio de combatividade”. Em tese é escolhido o ciclista mais “showman” da etapa, que garantiu a diversão, mas muitas vezes a escolha é caseira, ou seja um ciclista do país cede. No caso o corpo de jurados e o diretor de prova escolhem o ciclista a cada etapa que usa um numeral (aquela etiqueta com o número do ciclista) na cor dourada (no passado foi vermelha). No final do Tour de France, é premiado um ciclista com o prémio de Super-Combativo, o mais agressivo durante as 21 etapas.

Thibaut Pinot super combativo | Photo ASO/Charly Lopez
Thibaut Pinot super combativo | Photo ASO/Charly Lopez

O vencedor da etapa anterior corre com um numeral amarelo enquanto a equipe líder com um capacete amarelo. A classificação de melhor equipe é a soma dos três menores tempos dos ciclistas ao final de cada etapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Fundo de investimento vende a fabricante Pinarello

O fundo de investimentos britânico L Catterton (que possui como sócio a controladora da marca de luxo como Louis Vitton) anunciou que vendeu a Pinarello para uma empresa privada familiar. Detalhes da transação ainda não foram revelados, entretanto haviam rumores no último mês que o bilionário Ivan Glasenberg estava em […]

Receba as novidades em seu e-mail