O Tour de France 2023 começa neste sábado no País Basco

Luiz Papillon 2

Neste sábado começa o Tour de France 2023, conheça o trajeto e saiba como assistir ao maior evento do ciclismo mundial. A largada acontece em Bilbao no País Basco, região autônoma da Espanha.

Tour de France 2023 - Grande Largada | Foto ASO
Tour de France 2023 – Grande Largada | Foto / Arte ASO / Pelote Ciclismo

Durante 21 dias 176 ciclistas divididos em 22 equipes irão disputar a prova mais icônica do ciclismo mundial. Da largada em Bilbao no País Basco até Paris serão 3.404km com apenas dois dias de descanso.

A última vez que o Tour de France começou na Espanha foi em 1992, quando Miguel Induraín venceu a disputa. Agora em 2023 um trajeto bastante exigente com menos contrarrelógio que o habitual e muitas etapas de disputa aberta, onde você não sabe com exatidão o tipo de ciclista que vencerá a etapa.

O percurso do Tour de France 2023

Serão três etapas largando do País Basco, com a terceira chegando na França. A primeira das seis subidas fora de categoria do Tour será o Col du Soudet na etapa 5 entre Pau e Laruns. A passagem pelos Pirineus na primeira semana termina na etapa 6 quando o Tour sobe o Tourmalet onde no topo há o prêmio Jacques Goddet (jornalista diretor do Tour entre 1936 e 1986) e termina em subida em Cauterets.

Mapa do Tour de France 2023 - Imagem A.S.O.
Mapa do Tour de France 2023 – Imagem A.S.O.

Os puncheurs, aqueles ciclistas de “pegada” forte e clássica terão vez na etapa oito em uma rampa para Limoges enquanto no domingo os escaladores tem seu teste escalando o Puy de Dôme.

A segunda semana do Tour entra nos Alpes após três etapas de transição e escala o Grand Colombier em 14 de julho em um final de semana com três etapas de montanha finalizando no Mont Blanc.

O único contrarrelógio do Tour sobe quase 400m em 22km entre Passy e Combloux onde possivelmente veremos ciclistas trocando de bicicleta. Na quarta feira a etapa rainha do Tour passa pela Cormet de Roselend, pela Col de Loze para chegar em descida em Courchevel. A camisa amarela será disputada em definitivo na etapa 20 no sábado 22 de julho em uma duríssima etapa com duas subidas muito inclinadas no final para uma chegada plana em Le Markestein.

A festa claro fica completa com a etapa festiva na Champs Elysées em Paris que fará uma pausa no Tour de France em 2024 por conta dos Jogos Olímpicos.

Ao longo do Tour vamos separar aqui o Pelote Ciclismo o melhor conteúdo sobre o Tour de France 2023 para você.

Etapas Tour de France 2-23 | Arte Pelote Ciclismo
Etapas Tour de France 2-23 | Arte Pelote Ciclismo

Onde assistir o Tour de France 2023

Para o Brasil, a transmissão do Tour de France acontece pelos canais ESPN e Star+ com grade de horário que divulgaremos a cada etapa a começar pelo sábado às 10h. A TV5 Monde também transmite para o Brasil no original em francês.

Amanhã, os favoritos ao Tour de France 2023!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Pogacar, Van der Poel e o último Tour de France de Peter Sagan

Vai começar o Tour de France 2023 e a lista de favoritos como sempre é enorme. Mas cada um no seu quadrado e é aqui que você fica sabendo quem é quem no Tour de France 2023. Em nosso especial do Tour de France, começamos com o percurso que você […]

Receba as novidades em seu e-mail