Aos 32 anos Sonny Colbrelli aceita os conselhos médicos e se aposenta.

Vencedor da Paris-Roubaix 2021 e no melhor momento de sua carreira o ciclista italiano Sonny Colbrelli anunciou o fim de sua carreira aos 32 anos de idade. Em março deste ano, Colbrelli sofreu uma parada cardíaca e precisou ter um marca-passo implantado em seu coração.

Sonny Colbrelli vence a Paris-Roubaix 2021 | Foto Sprintcycling
Sonny Colbrelli vence a Paris-Roubaix 2021 | Foto Sprintcycling

Em 2021 a opera prima de Colbrelli, a vitória na Paris-Roubaix será sempre lembrada. Relembre como foi. Em março de 2022 Colbrelli desmaiou após chegar em segundo em uma etapa da Volta a Catalunha e isso mudou para sempre sua vida.

Arritmia Cardíaca instável força Sonny Colbrelli a deixar o ciclismo

O anúncio estava programado para dia 15 de novembro, mas a Gazzetta dello Sport antecipou e hoje sua equipe Bahrain Victorious publicou o anúncio:

Seguindo o conselho médico e de seus exames, Sonny Colbrelli vai se aposentar do ciclismo profissional depois de ter um marca-passo implantado como resultado de seu colapso logo após terminar a etapa 1 da Volta a Catalunya em 21 de março.

“Há um ano, neste período, passei meus dias comemorando a vitória mais importante da minha carreira, a Paris-Roubaix. Nunca pensei que um ano depois me encontraria para enfrentar um dos momentos mais desafiadores que a vida me colocou pela frente. Mas é a minha vida que quero agradecer, uma vida que arrisquei perder e que me deu uma segunda chance. O de estar aqui hoje, para lembrar que saí do Inferno do Norte como vencedor, e o fiz de forma lendária, que ficará na história e que poderei continuar a contar aos meus filhos. É a eles, minha família e todas as pessoas mais próximas a mim que devo esta minha nova vida. Deles estou tirando forças para aceitar este momento da minha carreira esportiva que me vê aqui hoje para desistir de poder somar ao meu Palmares uma vitória em um Grand Tour ou Flandres, um sonho de toda a vida.”

Prontamente assistido pela equipe médica apoiada por Borja Saenz de Cos na linha de chegada na Catalunha, Colbrelli foi levado em uma ambulância para o Hospital Universitari de Girona para investigar melhor sua condição. Os exames médicos confirmaram que o ciclista sofria de uma arritmia cardíaca instável que exigia desfibrilação.

Em seguida, Colbrelli foi transferido para a Clínica de Cardiologia da Universidade de Pádua, onde passou por avaliação clínica cardiovascular coordenada pelo professor Domenico Corrado. Com base nos resultados da avaliação clínica, de acordo com o piloto e equipe médica da equipe, Sonny Colbrelli passou por uma intervenção bem-sucedida de implante de marca-passo subcutâneo (CDI); um dispositivo salva-vidas que funciona para corrigir o ritmo do coração se for necessário em casos extremos.

Depois do que aconteceu na Catalunha, a esperança de poder continuar a ser um piloto profissional nunca me abandonou, ainda que mínima. Eu sabia que o caminho de volta seria difícil com um marca-passo. Na Itália, não é permitido por lei. Com o apoio da equipe médica da equipe, dirigida pelo Dr. Zaccaria, não desisti de jeito nenhum. Retomei o ciclismo sob estrita supervisão médica e fiz várias visitas e consultas com especialistas do setor. Entre estes, o diretor da Clínica Universitária de Pádua, Prof. Corrado, que acompanhou a implantação do marca-passo. E uma avaliação também foi feita por quem acompanhou casos semelhantes, como o futebolista Christian Eriksen, que, assim como eu, tem marca-passo e retomou a carreira profissional. Mas ciclismo não é futebol. É um esporte diferente; você anda nas ruas. Você não joga em um campo de futebol, onde, em caso de necessidade, as intervenções da equipa médica podem ser oportunas. Suas atividades de treinamento acontecem em uma área limitada, enquanto no caso de um ciclista, muitas vezes você se encontra sozinho por horas em estradas pouco percorridas.

Remover o marca-passo, admito que considerei

Precisamente isso é o que torna mais complicado tomar outro caminho para poder competir novamente. Remover o marca-passo. Admito que considerei. Mas, como mencionado, o ciclismo é diferente do futebol. Pelas razões apontadas, mas sobretudo pela intensidade do esforço. Mas, antes de tudo, remover o marca-passo é contra a prática médica e significa remover um salva-vidas necessário como prevenção secundária. Um risco muito alto. Um risco que não posso me dar ao luxo de correr. Para mim, pela oportunidade que a vida, Deus em que acredito, me deu. Para Adelina, para Vittoria e para Tomaso. Para meus pais.

Digo adeus ao ciclismo e tento fazê-lo com um sorriso pelo bem que me deu, mesmo que doa dizer adeus depois de uma temporada como a do ano passado. Esse foi o melhor da minha carreira. Aprendi o que a vida oferece e o que a vida leva. Mas também retribui de uma forma diferente. Estou pronto para continuar tentando ser campeão, como na moto. Vou ficar no ciclismo com a equipe Bahrain Victorious, que tem estado perto de mim como uma segunda família e me acompanhará neste período de transição de piloto para um novo papel que evoluirá diariamente. Serei um embaixador para nossos parceiros, trabalharei em estreita colaboração com o grupo de desempenho e compartilharei minha experiência com meus colegas de equipe.

Sonny Colbrelli vence a Paris-Roubaix 2021 | Foto Luca Bettini / Bettini Photo
Sonny Colbrelli vence a Paris-Roubaix 2021 | Foto Luca Bettini / Bettini Photo

Fiquei encantado ao ver como as crianças me tomaram como modelo nos últimos meses. Talvez, digo a mim mesma, porque o homem coberto de lama parece um pouco com um super-herói. Para eles, eu gostaria de fazer algo mais cedo ou mais tarde. Enquanto isso, também terei a oportunidade de ser uma referência para a equipe Bahrain Victorious e as equipes de desenvolvimento: Cycling Team Friuli e o Cannibal U19.

Novos desafios me esperam e, com coragem, me preparo para enfrentá-los. Eu quero fazer isso com um sorriso no rosto. Continue a se alegrar em cada passeio que farei, mesmo que seja apenas por diversão e não mais por competição.”

Diretor-gerente Milan Erzen: “Sonny faz parte desta equipe desde o início. Ele é um campeão e estou satisfeito por podermos dar-lhe o apoio para alcançar resultados incríveis. O mais importante é que Sonny esteja saudável. Estamos satisfeitos que Sonny continue conosco e compartilhe sua experiência com nossa equipe e nossas equipes de desenvolvimento.

 

One thought on “Aos 32 anos Sonny Colbrelli aceita os conselhos médicos e se aposenta.

  1. É muito emocionante o depoimento deste ciclista, Sonny é um vencedor em todas as circunstâncias, sem dúvidas um grande guerreiro. Um esporte que exige todas as nossas energias para terminar uma prova, pense o que nos é exigido para vencer então? e tentar correr mesmo com um marca passo é um ato de muita coragem, mas como ele disse Deus está a frente de tudo e lhe deu uma segunda chance, e ter que parar no auge de sua carreira não é uma tarefa fácil, e sim para quem já é um verdadeiro campeão como ele. Seja sempre um guerreiro como você o é e felicidade em seu novo caminho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Avancini e Marcella Toldi venceram Ultramaratona na Bahia

Após uma semana de disputa, chegou ao fim na Bahia a Ultramaratona de mountain bike que contou com atletas de diversos países. O brasileiro Henrique Avancini foi o campeão na categoria solo elite masculina enquanto a brasileira Marcella Toldi venceu a solo elite feminina. Ao todo Avancini (Cannondale Factory) levou […]
Tiago Ferreira, Henrique Avancini e Edson Jr no pódio de Ultramaratona na Bahia

Receba as novidades em seu e-mail