Colnago adota passaporte digital baseado em blockchain!

Luiz Papillon

A renomada fabricante italiana de bicicletas passa a adotar um passaporte digital para comprovação de originalidade e propriedade em suas bicicletas. A iniciativa baseada na rede blockchain visa garantir a segurança ao consumidor em ter a certeza de adquirir um produto original de procedência.

Colnago V3Rs Ice&Fire com Tag Blockchain | Divulgação Colnago
Colnago V3Rs Ice&Fire com Tag Blockchain | Divulgação Colnago

Tecnologia Blockchain na Colnago 2022

Começando com a bicicleta que o vencedor do Tour de France de 2020 e 2021, Tadej Pogacar utilizará no campeonato mundial de ciclismo na Bélgica neste domingo, a Colnago irá integrar a tecnologia blockchain em suas novas bicicletas. Cada nova bicicleta, seja de equipe ou para o consumidor, terá um token não fungível (NFT) e uma tag RFID inseparável do quadro.

 

Tag RFID MyLime na Colnago V3Rs | Foto Divulgação Colnago
Tag RFID MyLime na Colnago V3Rs | Foto Divulgação Colnago

Como primeiro fabricante a integrar produtos físicos a um registro distribuído virtualmente, a Colnago inova na busca por validação e prova de propriedade de quadros de bicicleta. A Colnago irá implementar a tecnologia blockchain em seus modelos de quadros 2022.

“Sendo com freios a disco ou o uso de fibra de carbono ou design aerodinâmico, a Colnago tem sido uma empresa que trás inovações ao mercado antes das demais marcas de bicicleta”disse Nicola Rosin, CEO da Colnago.

A parceira desenvolvedora da tecnologia utilizada pela Colnago é a italiana MyLime que tem desenvolvido uma sólida base de parcerias no mercado de luxo. MyLime irá conectar os quadros Colnago a Blockchain Automoitiva onde os registros de fabricaçào, transporte e vendas de qualquer quadro será registrado. Com os dados na blockchain são distribuídos, eles não podem ser clonados ou alterados uma vez registrados, garantindo prova de propriedade.

 “Nós estávamos olhando pela segurança provida pela tecnologia blockchain para entregar aos nossos clientes a confiança em saber que o quadro que eles estão adquirindo seja autentico e demonstrar a cadeia de proprietários. Nós também pretendemos anunciar no próximo ano, outras soluções baseadas em blockchain.”disse Manolo Bertocchi, diretor de Marketing da Colnago.

A Colnago V3Rs que Tadej Pogacar utilizará no mundial de ciclismo de estrada no dia 26 de setembro terá um grafismo especial “Ice & Fire” desenhado pelo próprio bicampeão do Tour de France, e a bicicleta será leiloada no momento do lançamento do novo website e app da Colnago 2022.

 

Colnago V3Rs Ice & Fire de Tadej Pogacar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Alaphilippe é bicampeão mundial de ciclismo

Com um ataque a 26km do final, o francês Julian Alaphilippe de 29 anos conquistou o bicampeonato mundial de ciclismo! No sprint pela medalha de prata, o holandês Dylan Van Baarle conquistou a prata e o dinamarquês Michael Valgren o bronze. A favorita Bélgica ficou sem medalhas no mundial em […]
Julian Alaphilppe campeão mundial de ciclismo 2021 | Foto UCI

Receba as novidades em seu e-mail