Mathieu van der Poel é campeão mundial de ciclismo!

Luiz Papillon

Mathieu van der Poel é o campeão mundial de ciclismo 2023. O neerlandês de 28 anos, cinco vezes campeão mundial de cyclo-cross venceu em Glasgow após atacar a 20km do final, cair e ainda manter a liderança. Atrás Wout van Aert o arquirrival de Van der Poel no cyclo-cross acelerou para a medalha de prata enquanto o bicampeão do Tour de France 2020/21 Tadej Pogacar, conquistou o bronze.

Mathieu van der Poel campeão mundial de 2023 | Foto UCI
Mathieu van der Poel campeão mundial de 2023 | Foto UCI

Campeonato mundial de ciclismo 2023 – Elite Masculina – Edimburgo a Glasgow – 271km

O choque de titãs no ciclismo chega ao seu auge na Escócia. O “super mundial de ciclismo” que reúniu 13 modalidades colocou os principais ciclistas do planeta em disputa apenas duas semanas após o fim do Tour de France. Entre os favoritos, Mathieu van der Poel, Wout van Aert, Tadej Pogacar e Mads Pedersen disputaram o Tour de France. Já Remco Evenepoel se prepara para a Vuelta e tinha como grande objetivo o bicampeonato mundial.

Do primeiro mundial de ciclismo em 1927 até hoje, apenas cinco ciclista venceram três vezes o mundial, entre eles Alfredo Binda, Eddy Merckx e Peter Sagan que se despediu do mundial de estrada hoje.

Protesto paralisou a prova por quase 1h

O trajeto de 271km começou em Edimburgo e completou dez voltas no circuito de 14.3km em Glasgow. Antes disso uma interrupção de 53min aconteceu por protestos ambientais, onde ativistas se colaram ao asfalto. Após o reinício, a fuga inicial foi neutralizada após o grupo de favoritos colocar um ritmo intenso e começar a fazer danos nos adversários.

Pogacar, Van der Poel, Wout van Aert e Mads Pedersen se revezaram em ataques.

Alberto Bettiol ataca antes da chuva

Vencedor da Ronde de 2019, o italiano Alberto Bettiol atacou a 55km do final do grupo dos favoritos. Esse movimento veio logo antes do início da chuva e o italiano conseguiu segurar uma vantagem de cerca de 20 segundos por muito tempo. A perseguição ao italiano provocou uma quebra no grupo dos favoritos e apenas quatro ciclistas se isolaram na perseguição: Wout van Aert, Tadej Pogacar, Mathieu van der Poel e Mads Pedersen.

Mathieu van der Poel, campeão mundial de 2023

Com o trabalho da perseguição, neutralizaram o italiano e foi a vez de Van der Poel fazer seu movimento, no trecho mais inclinado da prova. O neerlandês  imprimiu um ritmo incrível, mas na chuva teve um custo, em uma curva ele escorregou e bateu nas barreiras. Rapidamente Van der Poel voltou a prova ainda com quase trinta segundos de vantagem. A última volta seria mais dura para ele, com quase dois minutos de vantagem, Mathieu cruzou a linha para vitória.

Atrás Wout van Aert o arquirrival de Van der Poel no cyclo-cross acelerou para a medalha de prata enquanto o bicampeão do Tour de France 2020/21 Tadej Pogacar, conquistou o bronze.

Aos 28 anos de idade, Mathieu van der Poel detém duas vitórias na Ronde van Vlaanderen o Tour de Flandres, Milão Sanremo, Paris Roubaix, Amstel Gold Race, além de cinco títulos mundiais de cyclo-cross.

 

Classificação do Mundial de Ciclismo 2023

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Henrique Avancini é ouro no mundial de MTB Maratona!

Ele está no topo novamente! Aos 34 anos o brasileiro Henrique Avancini conquistou pela segunda vez o título de campeão mundial de MTB Maratona. Como parte do super mundial de ciclismo feito pela UCI (União Internacional de Ciclismo) em Glasgow na Escócia, a disputa do Mundial de Maratona MTB teve […]

Receba as novidades em seu e-mail