Cetonas, o suplemento que ativa a queima de gordura em atletas.

Luiz Papillon

Durante o Tour de France muito se falou sobre as cetonas o suplemento que promete maravilhas no transporte de oxigênio pelo organismo. Seria doping ou superalimento?

A criação do suplemento de monoéster de cetona (Ketone em inglês) é creditada a empresa HVMN (lê-se humano em inglês ) de Geoffrey Woo. Dietas cetogênicas são compostas de larga base de gordura e baixa em carboidratos para promover a criação natural de corpos cetônicos pelo organismo e assim acelerar a queima de gordura. Já em atletas cujo índice de gordura corporal é baixíssimo, o uso do suplemento acaba por evitar o que chamamos de “prego de fome” e refletindo em um maior desempenho do esportista.

Ketone-IQ | Foto: HVMN
Ketone-IQ | Foto: HVMN

“Não é gordura, não é proteína, não é carboidrato, mas abastece o corpo com energia” diz Geoff Woo, co-fundador da startup HVMN

Os estudos utilizados pela HVMN para amparar seu produto indicam que não há melhora no rendimento do exercício mas aumenta a oxidação de gordura.

O que são Cetonas

Cetonas são uma fonte de energia produzida pelo fígado durante períodos de baixa ingestão de carboidratos, portanto uma fonte endógena de energia. A versão sintética das cetonas é portanto uma versão exógena de energia. Ao ingerir cetonas por via oral, preserva-se o glicogênio, a principal reserva de energia do organismo. Seu uso não é considerado doping pela WADA (Organização Mundial Antidoping) justamente por não levar ao aumento do rendimento efetivo e sim funcionar como um alimento.

O consumo de uma dieta cetôgênica leva a produção natural de corpos cetonicos, mas leva semanas para isso ocorrer, a ingestão de um suplemento ativa de forma quase instantânea a cetose.

O funcionamento das Cetonas no organismo

Quando o atleta está desempenhando a atividade física, o corpo busca energia no glicogênio cuja fonte de energia são os carboidratos. Após algum tempo o corpo passa a consumir gordura com o fígado criando corpos cetônicos que direcionam o consumo de gordura para o organismo ao invés do glicogênio. Assim o uso do suplemento previne o que chamamos de “prego de fome” permitindo uma maior reserva de energia ao esportista.

KetoneAID Ke4 | Foto KetoneAid
KetoneAID Ke4 | Foto KetoneAid

 

Contudo a qual custo? Assim como uma dieta cetogênica, a principal reação a seu uso é a halitose, visto que parte dos corpos cetônicos acabam sendo liberados pelo hálito enquanto os demais pela urina. Pode causar aumento do colesterol, do ácido úrico no sangue, dores de cabeça e cansaço. Outro efeito conhecido é o mal estar gastrointestinal (já reparou a quantidade de ciclistas que abandona provas por esse motivo?), a famosa dor de barriga. Atualmente os suplementos são vendidos por cerca de 4 dólares por dose.

MPCC não aprovou o uso de cetonas

Criado em 2007, o MPCC é uma organização de equipes e ciclistas em prol do ciclismo limpo. Atualmente dez equipes WorldTour e dezoito ProTeam além de mais de 300 ciclistas e equipes continentais fazem parte do coletivo. A organização entende que as equipes e atletas não devem utilizar a substância em função da ausência de estudos e pesquisas de longo termo. Thibaut Pinot que compete pela Groupama-FDJ declarou que o pelote worldtour agora compete em “duas velocidades”, numa referência às equipes que utilizam cetonas como a Jumbo-Visma.

Thibaut Pinot critica o uso de Cetonas | Foto equipe Groupama FDJ
Thibaut Pinot critica o uso de Cetonas | Foto equipe Groupama FDJ

Uma pesquisa realizada na Austrália indicou ausência de ganhos de performance e todos os participantes do experimento relataram problemas gastrointestinais e náusea.

“Todos querem uma resposta simples, mas os mecanismos do organismo são demasiados complexos para permitir isso, especialmente durante a atividade esportiva. Nesse momento a espera de resultados mais concludentes, deveria prevalecer o princípio da precaução.” disse Louise Burke, pesquisadora do Instituto Australiano de Esporte.

Como o uso dos suplementos cetôgenicos é recente e sem estudos de longa duração, seu uso é considerado experimental assim como o MCT que são suplementos triglicerídeos de cadeia média, onde estimula a cetose.

A dieta cetogênica

Usada desde a Grécia antiga e desenvolvida no início do século passado, a dieta cetogenica foi utilizada para combater os sintomas da epilepsia, ao longo do tempo foi desusada pela adoção de drogas anti-convulsivas. Nos anos 90 o produtor de cinema Jim Abrahams levou para o documentário Pela vida do Meu filho (First do no Harm) seu drama pessoal com o filho e como a dieta cetogênica ajudou no controle das convulsões. Houve então um crescimento rápido de estudos sobre a dieta para combate a diabetes do tipo 2 e emagrecimento, com o uso chegando a mais de 70 paises em 2007.

Vegetais e Legumes | Foto Pixels
Vegetais e Legumes | Foto Pixels

 

Bibliografia:

Nutritional Ketone salts increase fat oxidation but impair high-intensity exercise performance in healthy adult males.
(Trevor O’Malley, Etienne Myette-Cotte, Cody Durrer e Jonatahn P Little)

Nutritional Ketosis Alters Fuel Preference and Thereby Endurance Performance in Athletes
(Peter J. Cox, Tom Kirk, Tom Ashmore, Kristof Willerton e outros)

Ketone Diester ingestion Impairs Time-Trial Performance in Professional Cyclists
(Jill J. Leckey, Megan L. Ross, Marc Quod, John A. Hawley e Louise M. Burke)

On the Metabolism of Exogenous Ketones in Humans
(Brianna J. Stubbs, Pete J. Cox, Rhys D. Evans e outros)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Michael Matthews vence escapado no Tour de France

Após uma longa fuga em um dia de muito calor, o australiano Michael Matthews resistiu a última subida para deixar o italiano Alberto Bettiol para trás e vencer no Tour de France. O francês Thibault Pinot completou o pódio em terceiro lugar. Tour de France 2022 – Etapa 14 – […]
Michael Matthews vence em Mende | Foto AFP - Anne Christine Poujoulat

Receba as novidades em seu e-mail