Froome ataca, vence e leva camisa amarela!

Luiz Papillon

La Ravoire a Vaujany

 

A etapa de hoje foi de La Ravoire a Vaujany, saindo de La Ravoire uma das maiores cidades na região de Savioa próximo a Chambéry e principal conexão para viagens a Italia, a etapa segue em paralelo com a autoestrada para Grenoble onde vira para o leste para subida final para estação de esqui de Vaujany um dos resorts de maior sucesso na França que varia esportes de inverno com mountain bike, alpinismo, arqueria no verão.

Vaujany in summer

 

 

daup-e5p

 

Para largada hoje, Contador seguiu de camisa amarela, com Richie Porte levando a camisa de montanha ainda atrás de Contador, Alaphilippe com a branca e mudança na camisa verde, agora com Boasson Hagen.

Logo no início algumas tentativas de estabelecer fuga falharam, na primeira meta de montanha Grmay (Lampre) levou 2 pontos e Hermans 1 (BMC), na segunda meta Voeckler (Direct) levou 1 ponto. Na descida estabeleceram a fuga,  Voeckler, Vuillermoz, Grmay e Clément Chevrier (IAM Cycling) com trinta segundos de vantagem para um grupo de vinte seis pilotos e um minuto para o pelote, começaria a subida de primeira categoria a Col du Barrioz, o grupo perseguidor se juntou aos lideres e a meta de montanha ficou com:

Col du Barioz, km 41.5:

1. Daniel Teklehaimanot, 10 points

2. Tsgabu Grmay, 8

3. Thomas Voeckler, 6

4. Wout Poels, 4

5. Jan Bakelants, 2

6. Sébastien Reichenbach, 1

Log a seguir outra subida CAT2, vencida novamente por Teklehaimanot:

Col des Ayes (2nd category), km 51.5:

1. Daniel Teklehaimanot, 5 points

2. Björn Thurau, 3

3. Tsgabu Grmay, 2

4. Edvald Boasson Hagen, 1

A quarta meta de montanha do dia ficou com  Wout Pols que levou um ponto na subida de quarta categoria, chegavam próximos da metade da prova e veio a quinta montanha, La Sarrazine, terceira categoria no Km78,5. Andriy Grivko levou 2 pontos e Gasparotto 1 com o pelote a 1’50”

Grivko still aheadResult at côte de la Sarrazine (cat. 3), km 78.5:

1. Andriy Grivko, 2 points

2. Enrico Gasparotto, 1

Peloton at 1.50

Com 45km para o final Dayer Quintana juntou-se a fuga com 2′ de vantagem sobre o pelote, tornando-se lider virtual da geral. Isso demandou reação da Tinkoff e Sky que aceleraram e começou a subida final para Vaujany, com 6km para o final o pelote já tinha reduzido para 1′ a vantagem.

daup-e5w

A 2km do final, fuga neutralizada e hora de ação, Froome atacou seguido por Porte, Contador e Dan Martin, Froome manteve o ataque e colocou 13″ sobre Contador, Froome passou a trabalhar com seu ex-colega de equipe enquanto Contador trabalhava com Martin, faltavam 1500m para o final, uma pequena descida e ficou claro que ninguém pegaria a dupla, Porte atacou, Froome reagiu e passou em primeiro para uma belíssima vitória e camisa amarela, Dan Martin ficou em terceiro, Adam Yates em quarto e Contador em quinto!

Confira o ataque de Froome:


daup-e5c

Com isso mudança na classificação geral, Froome assume a primeira posição com Porte em segundo e Contador caindo para terceiro 27″ atrás. Amanhã tem etapa rainha, imperdível!

daup-e5gc

 

 

Next Post

Pinot vence Bardet em Etapa Rainha!

La Rochette – Meribel a etapa raínha da edição deste ano do Criterium du Dalphiné! Partindo de La Rochette, a ultima cidade do antigo ducado de Savoy, incorporado a França na renascença a meio caminho entre Grenoble e Savoy, segue por 140km para Meribel, a “Campos de Jordão” francesa, onde […]

Receba as novidades em seu e-mail