Milano Torino 2023 a prova de ciclismo mais antiga do mundo

Luiz Papillon

Nesta quarta feira acontece a 104ª Milano Torino, a prova de ciclismo mais antiga do mundo, disputada desde 1876. Uma prova que atravessa três séculos e faz parte do calendário ProSeries.

Mark Cavendish venceu a MiTo em 2022 | Foto Divulgação
Mark Cavendish venceu a MiTo em 2022 | Foto Divulgação

A prova terá transmissão para o Brasil pelo canal por assinatura DSports disponível para assinantes da Sky e DirectvGo, além da transmissão em italiano na RAI internacional e em inglês na GCN+.

Milano Torino 2023 – 197km

Uma viagem de Milão a Turim realizada desde o século 19, assim começa a Milano Torino 2022. Em 1876 oito ciclistas partiram de Milão com apenas quatro tendo chegado a Turim. Com algumas interrupções ela passou a ser anual em 1913, parando apenas em 1916 e 1944 nos períodos críticos da grandes guerras mundiais. Usualmente ela acontece no outono,  após o Giro do Piemonte e como prévia do Giro de Lombardia no que é chamado pelos italianos Trittico di Autunno (uma alusão a uma coleção de três óperas de Puccini). Desdde 2022 os organizadores optaram por mudar a Milano Torino de data no calendário, passando para o inicio da primavera como preliminar da Milano Sanremo, a primeira monumento da temporada.

Com essa mudança, também veio a mudança no trajeto, da subida íngreme da Superga em Torino para uma prova de velocistas entre Rho na grande Milão a Orbassano a sul de Turim.

Perfil altimétrico Milano Torino 2023
Perfil altimétrico Milano Torino 2023

Favoritos a Milão Torino 2023

Com onze equipes WorldTour e seis equipes ProTeam, a MiTO 2023 tem no neerlandês Dylan Groenewegen o grande favorito, seguido pelo eritreu Biniam Girmay e o colombiano Fernando Gaviria.

O britânico Mark Cavendish, vencedor da prova em 2022 estará na prova, mas acreditamos que ainda não esteja com o trem de sprint pronto para disputar a chegada. Cavendish se viu desempregado no final da temporada sem a renovação pela equipe que hoje se chama Soudal Quick-Step e com a equipe B&B Hotels naufragando. Já no começo de 2023 assinou com a equipe Astana, por onde ainda não venceu.

Entre os ciclistas das equipes ProTeam, destaque para o italiano Matteo Moschetti da Q36.5.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Van der Poel vence a Milão San Remo 2023

Com um ataque no Poggio di Sanremo, Mathieu van der Poel vence a primeira monumento da temporada. Atrás Pippo Ganna acelerou antes e foi o segundo seguido por Wout van Aert que completou o pódio em San Remo. “Não consigo imaginar um cenário melhor”, disse Van der Poel, de 28 […]

Receba as novidades em seu e-mail