O double é logo ali! Tadej Pogacar vence novamente no Tour de France 2024!

Luiz Papillon

Tadej Pogacar segue fazendo história e perseguindo seu terceiro título do Tour de France e a possibilidade de fazer o double, que não acontece no Tour de France desde 1998 com o lendário italiano Marco Pantani. Dessa vez o canibal esloveno atacou a 4,7km do final do Plateau de Beille para vencer colocando mais um minuto de vantagem sobre Jonas Vingegaard. Só uma quebrada épica para evitar a vitória.

Tadej Pogacar | Foto ASO

Tour de France 2024 – Etapa 5 – Plateau de Beille

No dia 14 de julho a França comemora a Queda da Bastilha, uma fortaleza que servia de prisão e foi destruída pelos revolucionários em 1789, mais importante feriado nacional francês. Para o fã do ciclismo brasileiro também marca o aniversário da única vitória de um brasileiro no Tour de France, em 1991 com Mauro Ribeiro. E para o feriado os organizadores planejam sempre uma etapa especial, nesta edição uma brutal etapa rainha (a mais dura do Tour) com mais de 5.000m de altimetria acumulada. O segundo dia nos Pirineus tinha tudo para ser histórico.

A etapa largou de Loudenvielle, que pela primeira vez recebeu o Tour no pé do Col de Peyresourde que foi escalado logo após a largada, depois mais três subidas de primeira categoria, Menté, Portet-d’Aspet e Col d’Agnes e finalmente o Plateau de Beille, fora de categoria. A dificuldade da etapa seria tamanha a ponto da organização aumentar o tempo de corte para ajudar o grupeto dos velocistas. Na passagem do Peyresourde, David Gaudu (Groupama) levou os 10 pontos de montanha à frente de Oier Lazkano (Movistar). O primeiro grupo de fuga tinha 20 ciclistas, sendo 4 da Movistar.

No sprint intermediário, Biniam Girmay fechou Michael Matthews e foi punido. Durante a subida a Col de Menté, Richard Carapaz (EF) juntou-se a fuga e no topo da montanha ficou com o segundo lugar atrás do espanhol Javier Romo da Movistar. Nem deu tempo de respirar e os ciclistas logo começaram a subir Portet-d’Aspet, uma subida curta mas duríssima com 9,6% de inclinação. A fuga tinha agora 16 ciclistas, Tobias Johannessen (Uno-X) venceu os pontos de montanha enquanto atrás a Visma puxava o pelote. Em seguida foi a vez do Col d’Agnes e dessa vez vencido por Carapaz.

Plateau de Beille

A subida final até a estação de esqui teve 15,8 km de extensão com média de 7,9% , o Plateau de Beille. O começo foi difícil, o final nem tanto, e assim o grupo de favoritos começou a caçar a fuga. Na subida um a um os favoritos foram sobrando até que a 10km do final Jonas Vingegaard acelerou para “experimentar” Pogacar, que tranquilamente o seguiu enquanto Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) sobrou. A dupla então passou pela fuga como se estivesse no plano e parecia que a disputa seria mano a mano, mas isso duraria até a marca de 4.7km para o final. Tadej Pogacar então lançou um ataque furioso para partir em direção a mais uma vitória solo no Tour de France, a 14ª em subida na sua carreira, recorde absoluto na história. Jonas Vingegaard vestindo a camisa de rei da montanha, herdada de Pogacar cruzou 1min08s atrás. Agora só uma quebra histórica para Pogacar perder o Double.

Na luta pelo pódio, Remco Evenepoel segue em terceiro com boa vantagem para João Almeida, sem dúvida além de assegurar o título para Pogacar, a UAE deve trabalhar para que o português suba ao pódio em Nice, tarefa que não será fácil. Embora João Almeida seja um ótimo especialista em contrarrelógio, Remco Evenepoel é o atual campeão mundial da disciplina que encerra o Tour de France no próximo domingo em Nice.

Panorama da classificação geral do Tour de france após duas semanas:

  1. Tadej Pogacar
  2. Jonas Vingegaard +3min09s
  3. Remco Evenepoel +5min19s
  4. João Almeida +10min59s
  5. Mikel Landa +11min21s

Classificação do Tour de France 2024 após a Etapa 15

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Astana anuncia acordo com empresa chinesa XDS Carbon

Com a promessa de ele var o patamar de investimento da equipe para o mesmo nível dos maiores orçamentos da categoria, a equipe cazaque Astana anunciou parceria de cinco temporadas com a fabricante chinesa XDS-Bicycles   Astana fecha contrato de cinco temporadas com empresa chinesa XDS Durante os últimos anos […]

leia também

Receba as novidades em seu e-mail