De 26 de julho a 11 de agosto, Paris recebe os Jogos Olímpicos de Paris 2024, a modalidade que mais distribui medalhas é o ciclismo, saiba quais e quando ver.
O ciclismo nos jogos Olímpicos é dividido em cinco modalidades e distribui um total de 66 medalhas:
- Ciclismo Estrada – 2 disciplinas (12 medalhas)
- Ciclismo MTB – 1 disciplina (06 medalhas)
- Ciclismo BMX Freestyle – 1 disciplina (06 medalhas)
- Ciclismo BMX Racing – 1 disciplina (06 medalhas)
- Ciclismo Pista – 6 disciplinas (36 medalhas)
Onde ver ao vivo com imagens os Jogos Olímpicos de Paris 2024
No Brasil, os direitos de transmissão dos Jogos de Paris 2024 foram divididos entre a TV Globo; os canais SporTV; Globoplay; CazéTV, no Youtube; e o site Olympics.com
O pelote ciclismo fará postagens específicas sobre a transmissão de cada prova do ciclismo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
A delegação brasileira de ciclismo para os jogos olímpicos
Ao todo no ciclismo, seis atletas brasileiros conseguiram classificação para os jogos olímpicos de Paris 2024 de um total de 35 vagas possíveis. Certamente um reflexo dos rumos tomados em especial no fomento ao esporte pelo governo federal nos últimos anos e também pela gestão do ciclismo brasileiro. Nessa escada do sucesso esportivo, os atletas brasileiros precisam superar alguns lances a mais de escalada e todos os representantes trabalharam muito para estar nos Jogos Olímpicos, independente de medalhas, a própria presença constitui um resultado expressivo.
- Ana Vitória “Tota” Magalhães – Estrada Resistência / 23 anos / Rio de Janeiro – RJ/ Atual ranking 122 no mundo, compete na equipe italiana continental Bepink Bongioanni.
- Vinícius Rangel Costa – Estrada Resistência / 23 anos / Cabo Frio -RJ/Atual ranking 2509 no mundo, único brasileiro competindo por equipe profissional no circuito mundial, convocado por critério técnico, compete pela Movistar.
- Raiza Henrique Goulão – MTB / 33 anos / Pirenópolis – Goiás / Atual ranking 56 do mundo, compete pela equipe Oggi.
- Ulan Bastos Galinski – MTB / 26 anos / Palmeiras – Bahia / Atual ranking 30 do mundo, compete pela equipe Caloi Henrique Avancini.
- Paola Reis dos Santos – BMX Racing /24 anos / Lauro de Freitas – Bahia / Atual 28 do mundo.
- Gustavo “Balaloka” Batista de Oliveira – BMX Freestyle / 22 anos / Carapicuíba – SP / Atual 7 do mundo.
Mesmo contando com um velódromo olímpico espetacular e seis outros velódromos em atividade pelo país, o Brasil não classificou nenhum atleta entre as 240 vagas disponíveis no ciclismo de pista, modalidade que mais distribui medalhas, mas que demanda de dedicação permanente onde muitas nações investiram em seleções nacionais permanentes. As esperanças de medalha para os brasileiros no ciclismo ficam em Gustavo Balaloka e Paola Reis, respectivamente no BMX Freestyle e BMX Racing, embora Ulan Galinski esteja em 30º no ranking UCI mais recente, a melhor colocação do brasileiro em uma disputa de MTB na Copa do Mundo foi um 46º lugar. Raiza Goulão por sua vez foi campeã pan-americana em 2018, contudo o atual nível das europeias deve tornar as coisas mais complicadas para a brasileira.
Na estrada, Tota Magalhães vem numa crescente tendo constantemente se destacando em fugas no Giro d’Italia Women e com uma temporada sólida na Europa. Já Vinicius Rangel, que após ser 9º colocado no mundial junior em 2021, foi contratado pela poderosa equipe Movistar, uma das mais tradicionais do ciclismo. Nesta temporada, última de seu contrato, apesar de ter sido um importante gregário em praticamente todas provas que disputou, parece ter perdido a confiança de sua equipe e nesta temporada disputou apenas 19 dias de corrida, o menor entre os 30 atletas do elenco. O brasileiro passou longo período em treinamento na Colômbia buscando melhor forma para os jogos olímpicos.
Programação do Ciclismo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
A programação do ciclismo começa com a disputa do contrarrelógio individual no sábado dia 27 onde os ciclistas percorrerão 32,4km tanto no masculino como no feminino. A disputa consiste na largada do atleta de forma individual onde cada ciclista faz o esforço de modo isolado, sendo proibida ajuda de outro ciclista ou se aproveitar do vácuo gerado pelo ciclista a frente.
A programação do ciclismo de pista é bem mais extensa e preenche sete dias:
2 thoughts on “O ciclismo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024”