Com a promessa de ele var o patamar de investimento da equipe para o mesmo nível dos maiores orçamentos da categoria, a equipe cazaque Astana anunciou parceria de cinco temporadas com a fabricante chinesa XDS-Bicycles
Astana fecha contrato de cinco temporadas com empresa chinesa XDS
Durante os últimos anos a equipe cazaque Astana tem enfrentado sérios problemas de financiamento e crise de gerência. Muito em função de instabilidades políticas no Cazaquistão, país que tem em Alexandr Vinokourov um ídolo olímpico. Vinokourov esteve a frente do projeto Astana desde o início, primeiro como atleta e depois como dirigente. Agora, a fabricante chinesa de bicicletas e componentes em fibra de carbono XDS Carbon-Tech chega para mudar o patamar da equipe que no passado já teve Alberto Contador e Lance Armstrong entre seus ciclistas.
Vinokourov seguirá tendo um papel importante na equipe, mas é bem provável que a equipe passe a ter registro chinês a partir de 2025. Com isso espera-se um investimento alto para que a equipe conquiste a pontuação necessárias para escapar do rebaixamento que no ciclismo profissional tem ciclos de três temporadas, fechando em 2025. A missão não será fácil, pois a equipe precisaria hoje de 4.000 pontos a mais no ranking UCI para se manter no WorldTour.
A equipe trocará de bicicletas, deixando as tradicionais italianas Wilier e passando para a XDS X-Lab.
“Desde 2022, começamos a buscar a oportunidade de nos envolver no WorldTour. Foi muita sorte termos conhecido a Astana Qazaqstan Team este ano no bikeshow de Xangai. Durante as discussões, tivemos certeza de que a Astana era a equipe que queríamos. Para as temporadas seguintes, a XDS será o backup mais forte para a equipe. Garantiremos que a equipe tenha orçamento suficiente e o melhor suporte técnico”, – disse Yancong Tan , CEO da XDS.
“Temos buscado diligentemente um investidor capaz de levar a equipe a um novo nível de desenvolvimento. Estamos satisfeitos que a gerência da XDS compartilhe totalmente nossos objetivos e visão futura para o projeto. Durante as negociações, discutimos muitos tópicos, e nossas visões sobre o desenvolvimento da equipe coincidiram completamente. A XDS está pronta para investimento de longo prazo, que, entre outras coisas, incluirá parceria técnica com uma nova marca de bicicletas. Entendemos que a equipe e todo o projeto como um todo enfrentarão algumas mudanças significativas, mas estamos prontos para isso. Estou muito feliz por fazer parte deste projeto e olho para o futuro com grande entusiasmo”, – disse Alexandr Vinokurov , gerente geral da equipe Astana Qazaqstan.
A XDS Carbon-Tech
Segundo a equipe Astana, a XDS é dona de uma das maiores fabricantes de bicicletas do mundo, com capacidade de produção anual de 10 milhões de unidades. Atualmente a fabricante possui uma equipe continental chinesa chamada Shenzhen Xidesheng Cycling Team, Ainda segundo a equipe, XDS Carbon-Tech é um dos maiores fornecedores OEM do mercado (ou seja fabrica originalmente produtos sob especificação para outras empresas). Isso pode explicar porquê nas imagens do antigo site da XDS, vemos bicicletas com o logotipo da espanhola Orbea.
One thought on “Astana anuncia acordo com empresa chinesa XDS Carbon”