Astana anuncia acordo com empresa chinesa XDS Carbon

Com a promessa de ele var o patamar de investimento da equipe para o mesmo nível dos maiores orçamentos da categoria, a equipe cazaque Astana anunciou parceria de cinco temporadas com a fabricante chinesa XDS-Bicycles

Equipe Astana : Foto SprintCycling

 

Astana fecha contrato de cinco temporadas com empresa chinesa XDS

Durante os últimos anos a equipe cazaque Astana tem enfrentado sérios problemas de financiamento e crise de gerência. Muito em função de instabilidades políticas no Cazaquistão, país que tem em Alexandr Vinokourov um ídolo olímpico. Vinokourov esteve a frente do projeto Astana desde o início, primeiro como atleta e depois como dirigente. Agora, a fabricante chinesa de bicicletas e componentes em fibra de carbono XDS Carbon-Tech chega para mudar o patamar da equipe que no passado já teve Alberto Contador e Lance Armstrong entre seus ciclistas.

Vinokourov seguirá tendo um papel importante na equipe, mas é bem provável que a equipe passe a ter registro chinês a partir de 2025. Com isso espera-se um investimento alto para que a equipe conquiste a pontuação necessárias para escapar do rebaixamento que no ciclismo profissional tem ciclos de três temporadas, fechando em 2025. A missão não será fácil, pois a equipe precisaria hoje de 4.000 pontos  a mais no ranking UCI para se manter no WorldTour.

A equipe trocará de bicicletas, deixando as tradicionais italianas Wilier e passando para a XDS X-Lab.

Fabrica da XDS Carbon

 

“Desde 2022, começamos a buscar a oportunidade de nos envolver no WorldTour. Foi muita sorte termos conhecido a Astana Qazaqstan Team este ano no bikeshow de Xangai. Durante as discussões, tivemos certeza de que a Astana era a equipe que queríamos. Para as temporadas seguintes, a XDS será o backup mais forte para a equipe. Garantiremos que a equipe tenha orçamento suficiente e o melhor suporte técnico”, – disse Yancong Tan , CEO da XDS.

“Temos buscado diligentemente um investidor capaz de levar a equipe a um novo nível de desenvolvimento. Estamos satisfeitos que a gerência da XDS compartilhe totalmente nossos objetivos e visão futura para o projeto. Durante as negociações, discutimos muitos tópicos, e nossas visões sobre o desenvolvimento da equipe coincidiram completamente. A XDS está pronta para investimento de longo prazo, que, entre outras coisas, incluirá parceria técnica com uma nova marca de bicicletas. Entendemos que a equipe e todo o projeto como um todo enfrentarão algumas mudanças significativas, mas estamos prontos para isso. Estou muito feliz por fazer parte deste projeto e olho para o futuro com grande entusiasmo”, – disse Alexandr Vinokurov , gerente geral da equipe Astana Qazaqstan.

A XDS Carbon-Tech

Segundo a equipe Astana, a  XDS é dona de uma das maiores fabricantes de bicicletas do mundo, com capacidade de produção anual de 10 milhões de unidades. Atualmente a fabricante possui uma equipe continental chinesa chamada Shenzhen Xidesheng Cycling Team, Ainda segundo a equipe,  XDS Carbon-Tech é um dos maiores fornecedores OEM do mercado (ou seja fabrica originalmente produtos sob especificação para outras empresas). Isso pode explicar porquê nas imagens do antigo site da XDS, vemos bicicletas com o logotipo da espanhola Orbea.

XDS Y-LAB RS8 no Tour of Qinghai Lake

 

 

 

One thought on “Astana anuncia acordo com empresa chinesa XDS Carbon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Jasper Philipsen vence pela terceira vez no Tour de France 2024

Biniam Girmay caiu, Jasper Philipsen venceu e coloca pressão na luta pela camisa verde do Tour, Girmay ainda está bem confortável, mas caiu para 32 pontos. Phil Bauhaus foi segundo e Alexander Kristoff completou o pódio. Tour de France 2024 – Etapa 16 O Tour de France 2024 abre sua […]

leia também

Receba as novidades em seu e-mail