Jay Hindley vence sprint em subida no Blockhaus pelo Giro!

Luiz Papillon

Um longo e duro sprint em subida no final da etapa levou a vitória do australiano Jay Hindley da Bora Hansgrohe. Após absurdos 5000m de subida acumulada tudo foi decidido nos metros finais com o francês Romain Bardet ficando em segundo e o equatoriano Richard Carapaz em terceiro.

Pela classificação geral, o espanhol Juan José López conseguiu fechar a primeira semana do Giro mantendo a maglia rosa.

Giro d’Italia 2022 – Etapa 9 – Isernia a Blockhaus – 191km

Hoje o Giro partiu de Isernia, na região do Parque Nacional do Abruzzo, uma região montanhosa onde a produção do queijo “mozzarella” (muçarela). Destaque para o Museo Nacional do Paleolítico onde rastros da ocupação pelo homo Aeserniensio, um hominídeo que viveu entre o homo erectus e o homo sapiens. A chegada do Giro após mais de 5000m de escalada foi no Blockhaus, que significa Casa de Pedra em alemão, nome sugerido por um comandante austríaco durante os primeiros anos da unificação italiana. Em 1967 o Blockhaus fez parte do Giro e um jovem Eddy Merckx conquistou sua primeira vitória no Giro competindo pela equipe Peugeot.

A etapa começou com ataque atrás de ataque na tentativa de formar a fuga do dia. Os primeiros escapados passaram na meta de Valico del Macerone:

  1. Matthew Holmes (Lotto Soudal)
  2. Diego Rosa (Eolo Kometa)
  3. Natnael Tesfatsion (DH Androni Giocattoli)
  4. Luca Covili (Bardiani CSF Faizanè)

Em uma queda alguns ciclistas foram afetados entre eles Santiago Buitrago e Pello Bilbao da Bahrain. Na perseguição a subida para Roccaraso teve Felix Gall (Ag2r), Eduardo Sepúlveda (DH) , Filippo Zana (Bardiani) e Nans Peters (Ag2r) na fuga. Na sequência a subida seria o Passo Lanciano uma escalada de 10,5km com média de 7.4%. Após a longa subida, Diego Rosa conquistou os pontos e tornava-se o virtual líder de montanha.

Subida ao Blockhaus

No pé do Blockhauss Diego Rosa liderava por 11 segundos com Joe Dombrowski (Astana) e 29 sobre Nans Peters (Ag2r) e Eduardo Sepúlveda (DH). Atrás com 1:20 de desvantagem a Ineos colocava os gregários para puxar o pelote, sinal verde para Carapaz. Os escapados foram sendo neutralizados e Natnael Tesfatsion sofreu uma queda sem gravidade que pôs fim a fuga. A partir dai o pelote encararia o Blockhaus que foi impiedoso, um a um favoritos foram ficando para trás entre eles Simon Yates, Giulio Ciccone e mesmo o líder na classificação geral, Juan José López tinha muita dificuldade.

Restando 5km para o final, Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) assumiu a liderança sendo seguido por Romain Bardet (DSM) e Mikel Landa (Bahrain). O trio seguiu sendo perseguido por João Almeida, Jay Hindley e Domenico Pozzovivo até o final. Restando menos de 500m para o final o grupo reduziu o ritmo para o ataque final.

Ao final um sprint longo e duro sprint em subida no final da etapa levou a vitória do australiano Jay Hindley da Bora Hansgrohe. Após absurdos 5000m de subida acumulada tudo foi decidido nos metros finais com o francês Romain Bardet ficando em segundo e o equatoriano Richard Carapaz em terceiro.

Juan Pedro López conseguiu manter a maglia rosa ao final da primeira semana e a classificação geral agora tem João Almeida em segundo e Romain Bardet em terceiro.

Líderes do Giro 2022:

  • Geral: Juan Pedro López (Trek Segafredo)
  • Pontos: Arnaud Démare (Groupama FDJ)
  • Montanha: Diego Rosa (Eolo Kometa)
  • Jovem: Juan Pedro López (Trek Segafredo)
  • Equipe: Bora Hansgrohe

Classificação do Giro d’Italia 2022:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Pan-americano de San Juan de Ciclismo, Colômbia é grande campeã!

Neste final de semana aconteceu o Campeonato Pan-americano de Ciclismo em San Juan na Argentina. Fanny Radatz e André Gohr obtiveram os melhores resultados para a seleção Brasileira. Tota Magalhães foi destaque no sub23. Ao toto 199 ciclistas de 21 países disputaram três categorias. San Juan é tida como capital […]
Pódio do Pan-Americano de Ciclismo na Argentina | Foto Sec. Nacional de Esportes da Argentina

Receba as novidades em seu e-mail