Alaphilippe é bicampeão mundial de ciclismo

Luiz Papillon

Com um ataque a 26km do final, o francês Julian Alaphilippe de 29 anos conquistou o bicampeonato mundial de ciclismo! No sprint pela medalha de prata, o holandês Dylan Van Baarle conquistou a prata e o dinamarquês Michael Valgren o bronze. A favorita Bélgica ficou sem medalhas no mundial em casa.

Julian Alaphilppe campeão mundial de ciclismo 2021 | Foto UCI
Julian Alaphilppe campeão mundial de ciclismo 2021 | Foto UCI

88º Mundial de Ciclismo de estrada – Antuérpia a Leuven – 268.3km

A esperada comemoração pelos 100 anos do mundial de ciclismo foi sensacional na Bélgica. Entre todas as provas a que encerrou a disputa foi a prova masculina com 268.3km de distância. A UCI escolheu justamente a região mais apaixonada pelo ciclismo para a disputa, Flandres a região flamenca da Bélgica e totalmente devotada ao ciclismo.

O grupo largou de Antuérpia, seguiu até Leuven onde percorreu uma volta e meia no circuito de Leuven, uma volta no circuito Flamenco, quatro voltas em Leuven, uma volta no circuito flamenco e mais duas voltas e meia no circuito em Leuven.

Ciclistas no Mundial de Ciclismo em Flanders | Foto UCI
Ciclistas no Mundial de Ciclismo em Flanders | Foto UCI

Remco Evenepoel faz a diferença pela Bélgica

Na primeira entrada no circuito Flamenco a fuga conseguiu se estabelecer, porém um grande problema para o pelote surgia. Remco Evenepoel e Primoz Roglic estavam na perseguição. Restou a Itália gastar energia muito antes do esperado para neutralizar essa perseguição com 130km para o final. Nessa altura dois abandonos no time italiano: Davide Ballerini e Matteo Trentin.

 

E o jovem belga estava insaciável! Remco comandou novamente a fuga e parecia nunca se esgotar. Os ciclistas entraram nos 30km finais com Remco liderando a fuga com  dois minutos de vantagem para o pelote. Era xeque-mate, os dezessete ciclistas da fuga decidiriam o campeão mundial de 2021. Entre os escapados estavam:

  • Julian Alaphilippe,
  • Wout Van Aert,
  • Sonny Colbrelli,
  • Thomas Pidcock,
  • Mathieu Van der Poel,
  • Tadej Pogacar.

Últimos 20km do Mundial de Ciclismo 2021

Remco explodiu o motor restando 26km para o final após puxar por absurdos 242km. O grupo de dezesseis ciclistas passou a ensaiar o próximo ataque e veio da França. Valentin Maduoas iniciou o ataque para Alaphilippe então tentar escapar. Os belgas contra-atacaram mas Alaphilippe tinha um plano e seguiu atacando, uma, duas, três vezes.

Momento do ataque de Alaphilippe no mundial de 2021 | Foto UCI
Momento do ataque de Alaphilippe no mundial de 2021 | Foto UCI

Restando uma volta de 16km, Alaphilippe abria uma pequena mas importante vantagem de 10 segundos sobre a perseguição. Atrás o grupo não se organizava para perseguir, permitindo ao francês escapar. Restando 10km para o final, Alaphilippe levava 15 segundos de vantagem para o grupo perseguidor com Jasper Stuyven, Dylan Van Vaarle, Michael Valgren e Neilson Powless. O sonho do bicampeonato se tornava realidade.

Nos quilômetros finais Alaphilippe mantinha quase trinta segundos de vantagem para a perseguição. Entre os perseguidores a luta já não era pelo título e sim por medalha.

 Campeonato Mundial de Ciclismo 2021

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Piloto de Trial, Fredy Tejada faleceu após queda no L'Étape

Um dos percusores da modalidade de Trial no Brasil, Fredy Tejada faleceu neste domingo em Campos do Jordão – SP. Fredy de 65 anos participava do L’etape do Tour de France. Durante a descida da “Serra Nova de Campos”, um toque de rodas levou ao chão um ciclista de 65 […]
Fredy Tejada durante o L'etape du Tour em 2017 | Foto Arquivo Pessoal

Receba as novidades em seu e-mail