Parque Villa-Lobos recebe maior festival de cinema ao ar livre em clima de piquenique neste final de semana

Luiz Papillon

Rocky Spirit exibirá 30 documentários sobre esporte, meio ambiente e aventura neste sábado (16) e domingo (17), além de dois shows de música, yoga, slackline e oficina circense, atrações gratuitas.

Público curte os filmes no gramado do Parque(Wladimir Togumi / Rocky Mountain)
Público curte os filmes no gramado do Parque (Wladimir Togumi / Rocky Mountain)

A programação do final de semana na cidade de São Paulo alia cinema e aventura em um só lugar. O Parque Villa-Lobos recebe o Rocky Spirit, maior festival de cinema ao ar livre do Brasil dedicado a produções que retratam a vida outdoor, meio ambiente e aventura e esportes. Serão 30 documentários nacionais e internacionais exibidos entre o sábado (16) e domingo (17), no telão de alta definição montado no gramado do parque da capital paulista, ao lado do Anfiteatro. A entrada é grátis para o evento, que chega a 13ª edição.

As exibições começam sempre no início da noite, a partir das 19h, tanto no sábado como no domingo. O clima de cinema de céu aberto fica ainda mais intenso quando o telão de alta definição ilumina o parque. Bem antes, no início da tarde, a partir das 13h, os grupos de amigos e familiares já podem entrar no clima de festa no parque.

Aulas de Slackline, Yoga em programação com atividades para adultos e crianças

A organização do Rocky Spirit oferece uma programação variada, com a atividades e ativações para adultos e crianças, como recreação infantil e aulas de slackline. A Centauro promoverá aulas de yoga aos visitantes, das 16h às 17h. Há 40 vagas disponíveis e o cadastro para participar da aula será feito em frente ao palco, por ordem de chegada. Os participantes terão a opção de utilizar colchonetes fornecidos pela Centauro ou trazer o seu próprio para a prática esportiva.

Food trucks e shows alimentam o corpo e a alma dos visitantes. No sábado, a partir das 17h30, o coletivo musical Grooveria sobe ao palco para tocar versões dançantes de clássicos da MPB. No domingo, no mesmo horário, é a vez do cantor, compositor e ator João Sabiá colocar os paulistanos para dançar.

Confira a programação completa

  • 13h às 15h – Aula de Slackline
  • 15h – Oficina Risada & Movimento by La Class Excêntricos
  • 16h – Aula de ioga by Centauro
  • 17h30 – Shows  Sábado 16/09 – Grooveria, Domingo 17/09 – João Sabiá
  • 19h – Filmes
  • 22h – Encerramento

Contatos imediatos – Além das exibições, o público terá a oportunidade de conhecer e interagir com diretores e personagens de produções nacionais. No sábado, por exemplo, David Santos, protagonista do documentário 10/03 sobre sua vida após o atropelamento que lhe custou braço; e Aretha Duarte, primeira negra latino-americana a chegar ao topo do Everest e que trabalhou com reciclagem para ajudar a bancar a expedição, estarão presentes no Parque Villa-Lobos.

Confira alguns dos destaques entre os 16 filmes da programação de sábado:

This is My Climb: Dedicação – Brasil – um retrato sobre a história de Aretha Duarte, montanhista que fez da coleta de material reciclável uma das fontes de renda para financiar a expedição que a transformou na primeira mulher preta latino-americana a chegar ao topo do Everest.

– 10/03 A história de David Santos – Brasil – documentário sobre o ciclista David Santos, que perdeu o braço após ser atropelado na Av. Paulista em 2013, evento que se tornou uma das principais razões para a abertura de ciclovias na cidade de São Paulo. Um detalhe da história: seu braço foi jogado em um rio pelo motorista e nunca foi encontrado.

A história real da David dos Santos, ciclista que perdeu braço(Divulgação / Rocky Moutain)
A história real da David dos Santos, ciclista que perdeu braço
(Divulgação / Rocky Moutain)

Egoland – Espanha – Animação conta a história de dois alpinistas prestes a alcançar o cume da última e mais difícil montanha não escalada. Questões morais envolvem a trama, sobre contar ou não a verdade quando não chegam ao topo.

Queens of the Break – EUA – filme sobre as pioneiras do surfe feminino na década de 1980, celebra uma amizade de mais de 50 anos da primeira geração de mulheres no Santa Barbara Surf Club.

To Be Frank – EUA, 2023 – filme explora a autenticidade e a comunidade no surfe através de Frank Paine, um ícone de South Bay, de 73 anos, cuja vida gira em torno de um pedaço de praia de dois quarteirões.

Deixe nossa montanha correr livre – Brasil – Em um ambiente constantemente ameaçado pelo avanço da mineração, a preservação ambiental desempenha um papel fundamental para o futuro do planeta.

A Rota Polar – Brasil – documentário acompanha o dia a dia do velejador Beto Pandiani e de Igor Bely, seu companheiro de viagem em um barco sem motor, pela icônica passagem noroeste da rota polar, realizada entre junho e setembro de 2022.

Soundscape – EUA – Erik Weihenmayer, cego e atleta de aventura sobe por uma rocha alpina massiva nas profundezas da Serra Nevada, nos Estados Unidos.

Confira alguns dos destaques entre os 14 filmes da programação de domingo:

And Yet, I Remain – África do Sul – curta-metragem acompanha Caleb, que perdeu a perna para um tubarão branco e retorna ao oceano algumas semanas depois.

A Lua nasce do mar – Brasil – Luana Soares é uma “caiçara” nascida na comunidade quilombola de Camburi, em Ubatuba. Aos 17 anos, ela começa a conquistar o mundo com seu longboard. Quando uma condição de saúde impõe obstáculos a seus ambiciosos objetivos, o projeto local Afro Surfe faz a diferença.

Lugar de Criança – Brasil – Enquanto a criança explora praias, trilhas e montanhas, revela sua capacidade de se conectar com o ambiente, estimulando o desenvolvimento de habilidades como empatia, criatividade, resiliência e autoconfiança, e moldando um indivíduo mais consciente e conectado com o mundo ao seu redor.

Reel Rock: Resistance Climbing – EUA – entre os antigos terraços agrícolas e montanhas marcadas pela luta da Palestina, uma comunidade unida de escaladores se desenvolveu. O filme convida a explorar os belos penhascos de calcário da terra natal desses escaladores e entender o poder transformador da escalada em suas vidas.

33 Segundos – Brasil – filme retrata um período caótico da vida do atleta de base jump Pietro Carmona, quando ele vai buscar a paz de que precisa na queda livre do esporte que é a sua essência.

Uma vida secreta – Brasil – curta-metragem de animação baseado em uma cena do filme A Vida Secreta de Walter Mitty, dirigido e estrelado por Ben Stiller e lançado em 2013. O remake brasileiro apresenta um designer, ilustrador, animador, alpinista, escalador, cicloturista, ciclista de montanha, canoísta e entusiasta da vela.

The Debora Effect – Canadá – Depois de um TCE (Traumatismo Cranioencefálico) que mudou sua vida há sete anos, a entusiasta do mountain bike Debora DeNapoli nunca mais seria a mesma. Buscando uma cura profunda no único lugar onde foi alertada para não voltar – as trilhas -, descobriu que subir em sua bicicleta e estar na natureza era fundamental para lidar com seus sintomas mais debilitantes e cuidar da sua saúde mental.

Etapa Carioca do Rocky Spirit acontece nos dias 23 e 24

Pé na areia – Além de São Paulo, o 13º Rocky Spirit terá sua etapa carioca, onde o público poderá acompanhar os filmes com temática de escalada, bike, skate, surf e vida ao ar livre na praia. Nos dias 23 e 24 será a vez de Ipanema receber o maior festival de documentários sobre vida outdoor, meio ambiente e aventura do Brasil.

No total, o Rocky Spirit terá 52 filmes, um recorde, com crescimento de 40% em relação às 38 produções apresentadas em 2023. A representatividade também aumentou, passando de 11 para 14 países participantes e do total oito são filmes brasileiros.

A lista completa dos filmes está no site oficial do evento ou diretamente no link: Filmes – Rocky Spirit.

Festival digital – Além das edições presenciais em São Paulo e Rio de Janeiro, que será nos dias 23 e 24 de setembro na Praia de Ipanema, o Rocky Spirit tem também versão on-line. O público poderá assistir aos documentários entre 25 de setembro e 8 de outubro no site oficial do evento, https://rockyspirit.com.br/ , e escolher seus favoritos. Assim como no festival presencial, a versão digital também é grátis.

O Rocky Spirit 2023 tem patrocínio da Prefeitura do Rio e da Bassi e apoio da Centauro e Parque Villa-Lobos. As mídias oficiais do evento são GoOutside e Hardcore. A Realização é do Rocky Mountain em parceria com a Mountainfilm.

Mais informações:
Site: https://rockyspirit.com.br/
Instagram : https://www.instagram.com/rockyspiritfest/
Fan page – https://www.facebook.com/rockyspiritfest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Italiano Alberto Dainese vence sprint na Vuelta

Era para ser uma chegada tranquila em sprint, mas uma queda bagunçou o final da etapa 19 da Vuelta em Íscar. No final o italiano Alberto Dainese venceu com Filippo Ganna em segundo e Marijn van der Berg em terceiro. Vuelta 2023 – Etapa 19 – Íscar Dia de sprint […]

Receba as novidades em seu e-mail