Damiano Caruso ataca a 70km do final para vencer em chegada ao alto na Vuelta!

Luiz Papillon

O italiano Damiano Caruso aos 33 anos venceu no Alto de Velefique pela equipe Barhain Victorious. Caruso estava na fuga do dia e atacou a 70km do final! Primoz Roglic seguiu firme em busca do tricampeonato da Vuelta chegando em segundo e o espanhol Enric Mas completou o pódio pela Movistar.

Damiano Caruso | Vuelta 2021 - ASO
Damiano Caruso | Vuelta 2021 – ASO

Com o resultado, Roglic da Jumbo Visma segue lider da Vuelta agora com 28 segundos de vantagem sobre Enric Mas e 1:21 sobre Miguel Angel Lopez, ambos pela Movistar. Damiano Caruso assumiu com a pontuação de hoje a camisa de Rei da Montanha com 28 pontos contra 22 de Romain Bardet. Egan Bernal segue sendo o melhor ciclista até 25 anos e a Movistar a melhor equipe.

Vuelta 2021 – Etapa 9 – Puerto Lumbreras ao Alto de Velefique – 188km

A primeira semana da Vuelta se encerrou com uma etapa fantástica com mais de 4.000m de subida acumulada. Ao todo 175 ciclistas largaram com muita ação e ataques no pelote. O pelote controlou as tentativas de fuga, e no topo do Alto de Cuatro Ventos de categoria 2  a vitória foi Wout Poels seguido por Romain Barder e Jefferson Cepeda. Na descida um grupo de ciclistas alcançou o trio escapado e formou a fuga do dia:

  • Romain Bardet – Team DSM
  • Martijn Tusveld – Team DSM
  • Rudy Molard – Groupama
  • Oliver Le Gac – Groupama
  • Lilian Calmejane – Ag2e
  • Damiano Caruso – Bahrain Victorious
  • Robert Stannard – BikeExchange
  • Rafal Majka – UAE
  • Kenny Elissonde – Trek
  • Ángel Madrazo – Burgos BH
  • Julen Amezqueta – Caja Rural

Na meta de sprint intermediário a vitória ficou com Lilian Calmejane, seguido por Ángel Madrazo. A subida seguinte foi o Alto Collado Venta Luisa, uma serra de primeria categoria com 29.2km com inclinação média de 4.3%. O pelote seguia atrás com ritmo forte e começou a neutralizar algusn escapados. Enquanto isso na frente, Damiano Caruso escapava com Romain Bardet em seu encalço.

Caruso venceu a meta do Alto Collado Venta Luisa com Bardet atrás, naquele momento da prova, Bardet assumia virtualmente a camisa de rei da montanha da Vuelta. Caruso seguiu construindo vantagem para vencer a meta do alto de Castro de Filabres, uma subida de terceira categoria, porém com 7.1km.

Alto de Velefique

Caruso começou a escalada do Alto de Velefique com 3:30 de vantagem sobre o grupo perseguidor que trazia Bardet, Bouchard, Majka e Amezqueta. Atrás o pelote vinha a 5:10. Com 13.1km e inclinação média de 7.2% os patamares iniciais da subida eram mais duros. Assim a estratégia no grupo de favoritos seria determinante para os planos da fuga.

Entre os favoritos as acelerações começaram a 6km bem no trecho mais duro, porém sem conseguirem largar o pelote. Nesse ponto absorveram toda a fuga a exceção de Caruso que seguia firme para vitória.

Ficava claro que ninguém tiraria a vitória de Damiano Caruso. O italiano de 33 anos vem em sua melhor temporada após ser segundo colocado no Giro 2021. Restando 3km para o final, a situação de prova tinha Primoz Roglic e Enric Mas a 2:40 de Caruso, menos de 10 segundos atrás vinha um grupo com Superman, Yates e Bernal e o pelote logo atrás.

O ritmo de Roglic era intenso e começou a deixar os adversários para trás, apenas Encir Mas conseguiu acompanhar o bicampeão da Vuelta. Ao final  Roglic ficou com os segundo lugar e Enric Mas completou o pódio pela Movistar.

Classificação da etapa 9 da Vuelta 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Michael Sotrer vence novamente em dia da fuga na Vuelta, Roglic caiu!

O australiano Michael Storer de 24 anos venceu pela segunda vez na Vuelta a partir da fuga. Storer da equipe DSM estava na fuga que se formou a 80km do final e atacou na única subida da etapa. O belga Mauri Vansevenant da Deceuninck Quick Step foi segundo e o […]
Michael Storer / AFP

Receba as novidades em seu e-mail