O italiano Damiano Caruso aos 33 anos venceu no Alto de Velefique pela equipe Barhain Victorious. Caruso estava na fuga do dia e atacou a 70km do final! Primoz Roglic seguiu firme em busca do tricampeonato da Vuelta chegando em segundo e o espanhol Enric Mas completou o pódio pela Movistar.
Com o resultado, Roglic da Jumbo Visma segue lider da Vuelta agora com 28 segundos de vantagem sobre Enric Mas e 1:21 sobre Miguel Angel Lopez, ambos pela Movistar. Damiano Caruso assumiu com a pontuação de hoje a camisa de Rei da Montanha com 28 pontos contra 22 de Romain Bardet. Egan Bernal segue sendo o melhor ciclista até 25 anos e a Movistar a melhor equipe.
Vuelta 2021 – Etapa 9 – Puerto Lumbreras ao Alto de Velefique – 188km
A primeira semana da Vuelta se encerrou com uma etapa fantástica com mais de 4.000m de subida acumulada. Ao todo 175 ciclistas largaram com muita ação e ataques no pelote. O pelote controlou as tentativas de fuga, e no topo do Alto de Cuatro Ventos de categoria 2 a vitória foi Wout Poels seguido por Romain Barder e Jefferson Cepeda. Na descida um grupo de ciclistas alcançou o trio escapado e formou a fuga do dia:
- Romain Bardet – Team DSM
- Martijn Tusveld – Team DSM
- Rudy Molard – Groupama
- Oliver Le Gac – Groupama
- Lilian Calmejane – Ag2e
- Damiano Caruso – Bahrain Victorious
- Robert Stannard – BikeExchange
- Rafal Majka – UAE
- Kenny Elissonde – Trek
- Ángel Madrazo – Burgos BH
- Julen Amezqueta – Caja Rural
Na meta de sprint intermediário a vitória ficou com Lilian Calmejane, seguido por Ángel Madrazo. A subida seguinte foi o Alto Collado Venta Luisa, uma serra de primeria categoria com 29.2km com inclinação média de 4.3%. O pelote seguia atrás com ritmo forte e começou a neutralizar algusn escapados. Enquanto isso na frente, Damiano Caruso escapava com Romain Bardet em seu encalço.
Caruso venceu a meta do Alto Collado Venta Luisa com Bardet atrás, naquele momento da prova, Bardet assumia virtualmente a camisa de rei da montanha da Vuelta. Caruso seguiu construindo vantagem para vencer a meta do alto de Castro de Filabres, uma subida de terceira categoria, porém com 7.1km.
Alto de Velefique
Caruso começou a escalada do Alto de Velefique com 3:30 de vantagem sobre o grupo perseguidor que trazia Bardet, Bouchard, Majka e Amezqueta. Atrás o pelote vinha a 5:10. Com 13.1km e inclinação média de 7.2% os patamares iniciais da subida eram mais duros. Assim a estratégia no grupo de favoritos seria determinante para os planos da fuga.
Entre os favoritos as acelerações começaram a 6km bem no trecho mais duro, porém sem conseguirem largar o pelote. Nesse ponto absorveram toda a fuga a exceção de Caruso que seguia firme para vitória.
Ficava claro que ninguém tiraria a vitória de Damiano Caruso. O italiano de 33 anos vem em sua melhor temporada após ser segundo colocado no Giro 2021. Restando 3km para o final, a situação de prova tinha Primoz Roglic e Enric Mas a 2:40 de Caruso, menos de 10 segundos atrás vinha um grupo com Superman, Yates e Bernal e o pelote logo atrás.
O ritmo de Roglic era intenso e começou a deixar os adversários para trás, apenas Encir Mas conseguiu acompanhar o bicampeão da Vuelta. Ao final Roglic ficou com os segundo lugar e Enric Mas completou o pódio pela Movistar.