Filippo Ganna tenta ser o mais rápido sobre uma bicicleta!

Luiz Papillon

Dois meses após seu engenheiro de performance bater o recorde que durava três anos é a vez do italiano Filippo Ganna tentar ultrapassar a marca de 55,549km em uma hora.

Pinarello Bolide F HR 3D
Pinarello Bolide F HR 3D

A equipe Ineos transmitirá a tentativa ao vivo em seu canal no Youtube a partir das 14:45 deste sábado.

Qual a maior distância que você consegue pedalar em uma hora?

O formato para esse recorde é muito simples, uma bicicleta, um ciclista e uma hora. O desafio é sempre tomado em um velódromo, a escolha do local é fundamental pois a altitude torna o ar mais rarefeito fazendo com que o mesmo ofereça menor resistência ao ciclista e bicicleta. Porém o ar rarefeito causa perda de performance no ciclista e os efeitos do menor volume de oxigênio podem prejudicar a performance, assim não é uma escolha simples.

Dan Bigham bate o recorde mundial da hora | Foto Ineos Grenadiers
Dan Bigham bate o recorde mundial da hora | Foto Ineos Grenadiers

Especialistas do mundo todo esperam com entusiasmo que Filippo Ganna consiga não só bater o recorde de Bigham mas possa também se aproximar do recorde absoluto de Chris Boardmann de 56,375km. Em uma bizarra decisão nos anos 90 a UCI “baniu” os recordes feitos em bicicletas aerodinâmicas e só em 2014 passou a permitir o uso da aerodinâmica, assim ficaram duas listas de recordes, os feitos com bicicletas “normais” e o “maior esforço humano”, entenda mais clicando aqui. Durante os treinamentos, Ganna chegou a rodar 35 minutos a 56,150km/h.

Na listagem de italianos detentores do recorde da hora, encontramos Ercole Baldini com 46,394km em 1956 e Francesco Moser em 1984 (esforço humano) com 51,151km.

Recorde da hora pode salvar temporada decepcionante de Ganna

Ser o nome a ser batido quando se trata de contrarrelógio tem seu preço. Ganna venceu quatro provas de contrarrelógio na temporada além do nacional italiano, mas ainda assim sua temporada foi decepcionante para quem é tido como nome a ser batido. Ganna que vinha de dois títulos mundiais em 2020 e 2021 obteve apenas um quarto e um quinto lugar nas etapas de contrarrelógio no Tour de France e foi sétimo colocado no mundial.

Filippo Ganna segura a camisa para o recorde da hora
Filippo Ganna segura a camisa para o recorde da hora

A eventual conquista do recorde da hora pode acrescentar a “cereja do bolo” na carreira de Ganna que tem apenas 26 anos de idade. O italiano de 1,93m e 82kg (em competição) detém uma medalha de ouro olímpica, sete em mundiais de estrada e pista, além de três no continental.

Atual detentor do recorde, Dan Bigham é engenheiro de performance na Ineos e trabalha com Pippo Ganna com foco em bater o recorde. A teoria dos ganhos marginais aplicada na Sky (atual Ineos) revolucionou o ciclismo e a disciplina contra o cronômetro e se mostra entusiasmado em ajudar alguém a bater seu recorde:

“Todos conhecemos as pernas de Filippo Ganna, mas só poderemos ficar parados e assistir, será um desafio entre ele, acompanhado de sua bicicleta contra o passar do tempo”. disse Dan Bigham.

O britânico não estará ao lado do amigo italiano na tentativa de quebra do recorde, já tinha um compromisso inadiável pois é justamente a data de seu casamento.

Pinarello Bolide F HR 3D é a máquina que Ganna utilizará na tentativa de quebra do recorde

A bicicleta que Pippo Ganna utilizará é muito semelhante (compare as fotos) com a Pinarello Bolide F HR 3D impressa em 3D, que Dan Bigham utilizou em agosto:

Protótipo da Pinarello Bolide | Foto Princeton Carbonworks
Protótipo da Pinarello Bolide | Foto Princeton Carbonworks

Uma das maiores novidades que Bigham utilizou foram os pneus clinchers de 25mm da alemã Continental (o famoso GP5000TT) ao invés de pneus tubulares como sempre se utilizou. A listagem abaixo é do equipamento utilizado por Bigham, deve se aproximar e muito ao de Ganna:

Bicicleta: Pinarello Bolide Prototipo 3D
Clipe/Guidão: Pinarello Most em liga de titânio Ti-6A-4V
Rodas: Princeton CarbonWorks
Pneus: Continental GP5000TT
Pedivela: Whattshopp Cratus
Relação: 64x14D (64 dentes na frente e 14 dentes atrás)
Uniforme: Bioracer
Capacete: Kask Mistral
Sapatilha: Nimbl Expect

No quadro algumas mudanças foram feitas após relaxamento de regras da UCI, com os cubos ficando mais estreitos, passando de 120mm de largura para 89mm na traseira e de 100mm para 69mm na frente.

Vista Frontal da Pinarello Bolide F 3D
Vista Frontal da Pinarello Bolide F 3D

Confira o vídeo da produção da Bolide F HR:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Waterloo recebe primeira etapa da Copa do Mundo de cyclo-cross

A fábrica da Trek em Waterloo nos Estados Unidos recebe neste final de semana a primeira de quatorze etapas que a UCI programou para a temporada 2022-23 de cyclo-cross. Com transmissão ao vivo pelo canal da UCI no Youtube e Facebook, a Copa do Mundo de Cyclo-cross tem início neste […]

Receba as novidades em seu e-mail